Lagoa mostra que «Brincar é Preciso» para formar bons adultos

  • Print Icon

No âmbito do Projeto «Escola Aprender+: Ambientes Educadores Inovadores», irá decorrer no próximo dia 26 de setembro, quinta-feira, no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, entre as 17h00 e as 20h30, a apresentação de duas conferências sobre a temática «Brincar é Preciso!».

Na primeira conferência – «O Brincar, as relações e as emoções», a psicóloga Tânia Paias abordará o brincar como sendo a tarefa mais preciosa que as crianças realizam.

Brincar como o espaço onde se cria, se recria, se encetam tramas e onde se arranjam soluções. Ainda nesta apresentação, refletir-se-à sobre a importância de brincar ao ar livre na promoção do sentido de si, do conhecimento da natureza, da livre exploração e da partilha de ambientes recriadores.

A conferencista levará também à reflexão o risco do uso dos dispositivos que transportam as crianças para realidades distantes, parcas em relações e que não permitem desenvolver competências como o saber esperar, tolerar a frustração, criatividade, tão necessárias para a vida em sociedade e para relações saudáveis, prevenindo a violência.

Num segundo momento, os participantes terão a oportunidade de assistir à conferência «A importância dos espaços exteriores escolares na formação da cidadania e de pequenos pesquisadores», ministrada pelo Professor Catedrático Carlos Neto, investigador na Faculdade de Motricidade Humana, que nos diz que «uma criança que não brinca de forma regular e sem constrangimentos em espaço e tempo não é uma criança saudável», demonstrando os estudos que «existe uma relação muito relevante entre brincar e ser feliz na infância e o sucesso na vida adulta».

Acrescenta ainda que «brincar e ser ativo na infância permite desenvolver a capacidade de adaptação, de resiliência e criativa necessárias para se ser feliz, empreendedor e ter sucesso na adolescência e na vida adulta».