Lagoa investiu mais de três milhões de euros na educação em 2020

  • Print Icon

Município de Lagoa investiu, durante o último ano, 3.125.000,00 euros na área da educação, que continua a eleger como uma das suas prioridades.

A maior fatia deste investimento foi canalizada para os estabelecimentos do Pré-Escolar e 1º Ciclo, onde foi aplicado mais de um milhão de euros (1.037.269,00 euros).

Da verba total investida no setor da educação, a contratação de pessoal não docente absorveu mais de meio milhão (551.840,00 euros). Já o prolongamento de horário da componente de apoio à família captou mais de um quarto de milhão (253.433,00 euros), enquanto que a ação social Escolar ficou com quase outro quarto de milhão (217.055,00 euros), tendo o restante sido investido em transporte escolar, equipamentos escolares, mobiliário, economato, material pedagógico, projetos estruturantes, entre outras despesas diretas e indiretas com a educação.

A Câmara Municipal de Lagoa refere que «tem vindo a priorizar, ao longo dos últimos anos, uma política de proximidade e de verdadeira cooperação com a comunidade escolar, numa clara aposta na educação das novas gerações».  

A diversidade da oferta educativa e a promoção de programas de resposta específica, em áreas estruturantes como o «Portal Bullying», «Aprender+», «Lagoa a Ler« e «EPIS», tem vindo «a potenciar o enriquecimento curricular, social e pessoal das crianças e jovens» do concelho.

À promoção destes programas juntam-se ainda os projetos nas áreas da psicomotricidade, da psicologia, neuropsicologia, terapia da fala, mediação escolar, prevenção da violência escolar, música no pré-escolar e 1º ciclo.

Para além da ação social escolar, dos transportes escolares, refeições, prolongamento de horário e enriquecimento curricular, o município também tem investido na construção, manutenção e apetrechamento das escolas do concelho. 

Luís Encarnação, presidente da autarquia, considera que «Lagoa mostra, desde há muitos anos, preocupação com a área da Educação tornando-a uma das suas maiores prioridades. Consciente do papel fundamental que o município pode desempenhar nas áreas da formação pessoal, social e académica dos cidadãos e das cidadãs, temos vindo a reforçar a nossa dimensão de instituição parceira da escola e das famílias».