São já seis os municípios portugueses que, em maio, destacam nos seus sites oficiais a calculadora da Pegada Ecológica. Lagoa é o primeiro no Algarve.
A Pegada Ecológica (PE) procura responder à seguinte pergunta: quanto é exigido à natureza, à capacidade regenerativa do planeta, ou de uma região, por parte de um conjunto de atividades?
Segundo dados recentes, desde a década de 1970, a Pegada Ecológica da humanidade ultrapassou a biocapacidade da Terra, estimando-se que sejam hoje necessários 1,7 planetas Terra para fornecer os recursos renováveis e os serviços ecossistémicos necessários ao consumo da humanidade, durante um único ano.
O município de Lagoa é o primeiro do Algarve e o único a sul da zona da Grande Lisboa a integrar, nesta primeira fase, o projeto «Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses».

A Calculadora da PE está disponível na página do município de Lagoa desde o dia 13 de maio de 2019. Acedendo, qualquer pessoa pode responder a um conjunto de perguntas simples para conhecer o impacto ambiental do seu comportamento.
Esta iniciativa é pioneira em Portugal e resulta da parceria estabelecida entre o Município de Lagoa e a associação ambientalista ZERO, Universidade de Aveiro e a Global Footprint Network, no âmbito da Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses.
O projeto visa gerar conhecimento e reforçar a capacidade local em matéria de ambiente, através do cálculo e da interpretação de dados vitais. Propõe-se preparar as comunidades para desafios ambientais complexos. Por isso, a par da instalação da calculadora PE, teve lugar nas instalações da Câmara Lagoense, uma sessão formativa intitulada «Cidadãos pela Redução da Pegada Ecológica: Embaixadores de Lagoa».