Junta de Freguesia desafia voluntários a «Olhar Quarteira»

  • Print Icon

Olhar Quarteira foi o nome escolhido para um projeto «inovador», onde os cidadãos quarteirenses vão poder ter um papel fundamental na melhoria do espaço público e qualidade de vida da freguesia.

Esta é uma iniciativa que permite a participação ativa da população, através do seu contributo com a Junta de Freguesia de Quarteira, no desenvolvimento de um serviço de proximidade, de deteção e correção de ocorrências no espaço público.

O Olhar Quarteira pretende criar uma rede de tutores voluntários, que serão interlocutores privilegiados entre a população e os serviços da freguesia, e aos quais caberá monitorizar, nas áreas que lhes forem atribuídas, o estado de limpeza urbana, a manutenção dos espaços verdes, das calçadas, das áreas de recreio e lazer, entre outras situações.

Para Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia, «este projeto pretende envolver os moradores no processo de monitorização dum espaço que é de todos e para todos. O Olhar Quarteira vai contribuir para o fortalecimento de uma cidadania informada, ativa e responsável».

Já para Nelson Dias, da Associação Oficina, «o Olhar Quarteira irá desafiar as pessoas a cuidar de Quarteira, tornando-as promotoras de serviço público, a trabalhar em conjunto e em prol da freguesia».

As pessoas interessadas em desempenhar as funções de tutor, devem consultar toda a informação na página Olhar Quarteira, ou dirigirem-se ao Espaço Cidadão, localizado nas instalações da Junta de Freguesia de Quarteira, na Rua Vasco da Gama nº 85 R/C, em dias úteis entre as 9h00 e as 16h30.

Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira e da Associação Oficina, em parceria com a Onesource e com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.