Jumbo passa a chamar-se Auchan e reforça aposta nos produtores locais

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Loja de Faro, no centro comercial Forum Algarve assinalou o rebranding com promoções e um momento institucional, na manhã de quinta-feira, dia 12 de setembro. Bom, são e local são as palavras de ordem da nossa estratégia.

A Auchan Retail Portugal lançou a marca Auchan, enquanto insígnia única de todas as lojas. Para trás, fica a marca Jumbo.

A alteração teve início ontem, quinta-feira, dia 12 de setembro, e representa um investimento adicional de 90 milhões de euros, dividido em processo de lançamento da marca e na abertura de novas lojas em todo o país.

A grande novidade é o reforço na produção portuguesa, com o grupo a assumir o compromisso de realizar 88 por cento das compras a produtores nacionais.

As lojas passam a dar prioridade a fornecedores com sede na zona de influência (raio de 50 quilómetros), cujos produtos são produzidos na zona, com identidade local ou receita local.

António Paulo, diretor da loja Auchan de Faro há sete anos, explicou a importância de dar a conhecer a alteração do nome.

«Queremos passar hoje uma mensagem de que há uma grande alteração nossa oferta, variedade e nos preços também. E na forma como recebemos os nossos clientes com quem queremos ter relação mais próxima, mais viva, mais emotiva».

Na prática «o que queremos mudar também é a mentalidade das nossas equipas. Colocar o cliente no centro da nossa decisão, do nosso dia a dia», diz.

Em relação ao compromisso de reforçar a rede de fornecedores locais, Paulo diz já era uma estratégia da loja de Faro. «Aumentamos o número de referência e conseguirmos mostrar, de facto, uma oferta de produtos do Algarve como fruta, legumes, doces e vinhos. Hoje temos centenas de produtos de produção algarvia. Na garrafeira, temos 80 referências de vinhos algarvios, coisa que há três ou quatro anos era impensável. Também apoiamos pequenos produtores de amêndoa, como o ChocoFigo. Temos a novidade da manteiga de amêndoa. Daqui a três meses teremos o dobro dos produtos, pois vamos apostar ainda mais nos fornecedores locais. É uma das nossas grandes estratégias».

António Paulo e Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro. O autarca visitou a loja que emprega 400 pessoas.

Por outro lado, além dos produtos de origem local, a marca está a reforçar o sortido de produção biológica. «Temos hoje um mercado biológico com cerca de 1200 referências. Cada vez há uma procura maior, não só por parte dos clientes estrangeiros, mas também de residentes. Os nossos produtos não levam pesticidas nem fertilizantes. E depois, temos uma variedade de produtos da nossa marca Auchan, muitos deles produzidos em Portugal», disse.

Segundo António Paulo, a loja de Faro, no centro comercial Forum Algarve, tem cerca de 400 colaboradores. «Todos tiveram uma formação do lançamento da marca, quais as principais alterações, o que é que queremos no futuro. A marca somos todos nós, e a relação que temos com os clientes depende de cada um de nós».

Questionado acerca dos preços, o gestor garante que «por exemplo, em relação à fruta, os preços dos artigos do Algarve são semelhantes aos que se praticam no mercado geral. Depois há especialidades. Os vinhos também estão dentro dos mercados normais. O que é importante é que se o cliente quiser experimentar, que peça a um colaborador. Queremos que diga se gostou, ou não. Os artigos estão à disposição».

«A loja de Faro tem muitos clientes e queremos continuar a ter. Queremos conquistar mais e queremos que os clientes sintam prazer em visitar-nos, que se sintam bem, que sintam em nós uma segunda casa e que se sintam bem atendidos pela oferta, pela variedade, pelo preço e pela qualidade dos produtos», frisou.

Jumbo era um nome português, Auchan é francês. Questionado sobre se não será um pouco contraditório a mudança, visto que se quer passar a mensagem da aposta mais na produção nacional e, neste caso, algarvia? António Paulo desdramatiza: «já éramos Grupo Auchan. É um risco, mas acreditamos que se conseguirmos mudar as mentalidades, se conseguirmos mostrar que queremos fazer diferente, todos vamos ter vantagem nisso. O nosso caminho é este: o bom, o são e o local. Essa é a nossa militância, é isso que vamos defender. E que vamos lutar todos os dias para dar a melhor oferta da região aos nossos clientes».

Presente em 12 países, a Auchan Retail é o 11º grupo alimentar no mundo e o 35º empregador mundial. Em Portugal, conta com mais de 80 lojas físicas e emprega 8700 colaboradores.