Organização do Dançarte espera um total de 4500 espetadores nos quatro dias de evento.
Serão 16 escolas, num total de 400 bailarinos com entradas entre os 8 e os 25 anos, a subir ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, entre os dias 9 e 12 de abril, para a 18ª edição do Dançarte – Algarve International Dance Competitions.
O objetivo do evento passa por mostrar o que se faz de melhor na dança juvenil em Portugal e também internacionalmente, dando palco aos jovens bailarinos, aos seus professores e promovendo a troca de experiências entre todos os envolvidos nesta arte e no seu ensino.
Dentro do seu escalão etário e das categorias Solista, Dueto/Trio e Grupo, os concorrentes competem nas modalidades Dança Clássica, Dança Contemporânea, Dança de Carácter, Dança Jazz e Sapateado.
Em 2016, a competição foi enriquecida com a introdução do Concurso de Coreografia, destinado a coreógrafos contemporâneos.
Segundo a organização, «de ano para ano a competição atrai cada vez mais público. Nesta edição são esperados mais de 4500 espectadores ao longos dos quatro dias de exibições».
O Dançarte é organizado pela Associação Beliaev Centro Cultural (BCC) desde 2004 «e conquistou já um lugar de referência no panorama nacional e internacional da Dança».