Joanna Karamon assume direção clínica da Luzdoc na Praia da Luz

  • Print Icon

A médica Joanna Karamon é agora a responsável pelas decisões clínicas tomadas na Luzdoc, situada na Praia da Luz.

Após o falecimento da médica fundadora da Luzdoc, Maria Alice Serrano e Silva, aos 78 anos, no dia 7 de março, a médica Joanna Karamon assumiu o cargo de diretora clínica.

Natural da Polónia, aos 8 anos mudou-se com os pais para a África do Sul, onde cresceu, aprendeu a falar inglês e completou a universidade, em 1997. Mais tarde, realizou 12 meses de estágio e, no ano seguinte, fez serviço comunitário, instituído pelo governo sul-africano, trabalhando em ambos como médica júnior a tempo inteiro.

Sempre teve interesse pela área de ciências, tendo crescido lado a lado com a medicina, em particular. A mãe era pediatra, o que fez com que tivesse acesso a equipamentos médicos desde cedo e se familiarizasse com a profissão de médica. Fala fluentemente quatro idiomas, dos quais polaco, inglês, português e africâner e tem nível básico de holandês, espanhol e alemão.

Em 2000 imigrou para Portugal, contudo como não conseguiu de imediato tratar de toda a burocracia necessária para começar de imediato trabalhar, exerceu medicina a tempo parcial na cidade de Swindon, localizada no sudoeste de Inglaterra, e ainda a regressou à África do Sul durante dois meses, onde esteve nas urgências de um hospital.

Conseguir trabalho no Algarve não foi um processo fácil, dado que precisava de obter residência e, para tal, é necessário um contrato de trabalho. No entanto, para concorrer a uma vaga de emprego, é exigido ao candidato estrangeiro que tenha já concluído o processo de residência. Assim sendo, Joanna Karamon andou às voltas entre o serviço de saúde público e privado, com pouco sucesso na resolução do seu obstáculo, contou em entrevista ao barlavento.

A médica Joanna Karamon é agora a responsável pelas decisões clínicas tomadas na Luzdoc, situada na Praia da Luz.

Entretanto, conheceu Maria Alice que não hesitou em contratá-la. «Eu estava aterrorizada, era a minha primeira entrevista. Conversámos e sentimos uma conexão desde o início. Disse-me: Espero que não me desiludas, vou arriscar, dar-te o contrato-promessa de trabalho e ajudar-te a fazer o registo na Ordem dos Médicos».

Assim que a papelada ficou concluída, em maio de 2021, a médica de Clínica Geral começou a fazer parte da equipa da Luzdoc, onde permanece até hoje.