IX Mostra de Primavera festeja Dia da Liberdade em Tavira

  • Print Icon

Em Tavira, está prestes a arrancar a IX Mostra de Primavera para promover o artesanato local e celebrar os 49 anos do 25 de Abril de 1974.

A comunidade representativa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, Tavira, vai acolher, entre os dias 22 e 25 de abril, na baixa da cidade, pela Rua do Cais, Jardim do Coreto e Palmeiras, Mercado da Ribeira, a IX Mostra da Primavera.

São aproximadamente 85 expositores e 60 stands a apresentarem uma variedade de produtos tradicionais e artesanato caraterístico do concelho e da região, enaltecendo, deste modo, a essência e autenticidade local.

No primeiro dia, próximo sábado, dia 22 de abril, o evento inicia às 10h00, no Jardim do Coreto com a abertura da Mostra, o espetáculo de acordeão, às 12h00, e  o projeto «Lado a Lado», às 17h00. No Mercado da Ribeira, às 21h30, é a vez de Luís Trigacheiro animar a noite.

Já no domingo, 23 de abril, o dia começa às 10h00 com a Marcha distrital do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) na Praça da República. Uma hora depois, o Rancho Folclórico de Tavira mostra-se no Jardim do Coreto, seguindo-se a animação itinerante Zé Ovelha e Chico Burrinho – «Ao Luar Teatro», às 11h00 e às 16h00.

Por sua vez, no Jardim das Palmeiras, às 12h00 e às 17h00, é a vez do Teatro de marionetas D. Roberto. Também as Searas de Outono apresentam-se no Jardim do Coreto, às 17h00, e o tributo à música popular portuguesa faz-se com Luís Galrito no Mercado da Ribeira, pelas 21h30.

Na segunda-feira, dia 24 de abril, a abertura da Mostra está marcada para as 19h00, mesma hora do espetáculo Pérolas do Gilão no Jardim do Coreto. O Mercado da Ribeira acolhe uma performance poética musical por Vitor Correia com Pedro Antunes e Luís Conceição com o «Festejar Abril».

Por fim, na terça-feira, 25 de abril, Dia da Liberdade, a IX Mostra da Primavera volta a abrir portas às 10h00, seguindo-se a arruada pela Banda Musical de Tavira na Baixa da cidade, às 10h30.

À mesma hora, decorre o hastear das bandeiras e a sessão solene nos Paços do Concelho, com intervenções de Ana Paula Martins, presidente da Câmara Municipal de Tavira, José Manuel Guerreiro, presidente da Assembleia Municipal e os representantes dos partidos políticos com assento nos órgãos autárquicos.

O Rancho Folclórico de Santo Estêvão vai atuar no Jardim do Coreto, ao 12h00, sendo que às 17h00, no Mercado da Ribeira, apresenta-se a Banda Musical de Tavira para encerrar a IX Mostra da Primavera.

A IX Mostra da Primavera tem como objetivo promover os produtos e o artesanato regionais e conta com a organização da Câmara Municipal de Tavira em colaboração com as associações de artesanato locais.