Tavira vai juntar investigadores de Portugal, Espanha, Argélia, Tunísia e França para debaterem sobre a cerâmica medieval.
A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, vai acolher o encontro «Novos e velhos olhares em torno da cerâmica medieval» nos próximos dias 14 e 15 de abril.
Trata-se de uma iniciativa que reúne investigadores prestigiados de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, Argélia, Tunísia e França, e jovens que se encontram no início do seu percurso de investigação, a fim de debater temáticas relacionadas com a cerâmica medieval e apontar novos caminhos e linhas de pesquisa.
O encontro contará ainda com a presença de Maria Conceição Lopes, diretora do Centro Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra, e de Adriana Nogueira, diretora Regional de Cultura do Algarve.
Este é um evento organizado pela Câmara Municipal de Tavira em parceria com o grupo de investigação em Cerâmica Islâmica do Garb al-Andalus (CIGA), do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP/CAM) e com a Universidade de Coimbra.
Recorde-se que o grupo CIGA é uma secção do Campo Arqueológico de Mértola, composto por investigadores das Universidades de Coimbra e de Évora, da Direção Geral do Património Cultural, dos municípios de Silves, Palmela, Montemor-o-Novo e de Tavira, e arqueólogos independentes, que se dedica à investigação da cerâmica medieval do território ocidental da Península Ibérica, tendo publicado inúmeros artigos científicos, participado em múltiplos encontros da especialidade e organizado diversos congressos como o que agora se divulga.
A inscrição para este encontro em Tavira em torno da cerâmica medieval é gratuita, mas obrigatória por ser limitada a 30 lugares. Pelo que, quem quiser garantir lugar, pode inscrever-se aqui, contactar via telefone (281320557) ou e-mail (jcavaneiro@cm-tavira.pt).