Investigadores da UAlg vencem prémio da Agência Nacional de Inovação

  • Print Icon

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), em representação da Universidade do Algarve (UAlg), venceu, na categoria de Saúde e Bem-Estar, o concurso «Born From Knowledge – Ideas», promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

BfK Ideas é um concurso anual que reúne as melhores ideias de negócio «nascidas do conhecimento» científico e/ou tecnológico.

Esta iniciativa visa divulgar e distinguir as ideias de negócio provenientes de instituições de Ensino Superior portuguesas, incentivando e apoiando o trabalho desenvolvido por estas instituições e pelos seus Gabinetes de Transferência de Tecnologia.

O grupo de investigadores do CINTESIS, liderado por Ana Teresa Maia e Joana Xavier, venceu a final do concurso com a ideia de patente do produto «expressPIK», um teste que permitirá identificar nas mulheres com cancro de mama em estadio avançado aquelas a quem poderá ser oferecida uma terapia inovadora e revolucionária aprovada no ano passado.

O teste permitirá, assim, identificar quais as mulheres que possuem determinada mutação genética e às quais poderá ser aplicada uma terapia mais personalizada e direcionada ao «alvo».

Para Ana Teresa Maia, vencedora do prémio, esta tecnologia permite «assinar a personalização de uma terapia».

O reconhecimento, por sua vez, representa uma «oportunidade de aprender a desenvolver a vertente do negócio e da transferência de tecnologia, algo a que os cientistas estão pouco habituados».

A equipa da UAlg terá agora acesso direto ao BfK Rise, um programa de aceleração de Ciência e Tecnologia que visa a transformação do potencial de negócio da ideia apresentada num produto e/ou serviço.