Investigadoras da UAlg mostram «Hotéis Literários de Portugal» em livro

  • Print Icon

Seis investigadoras da Universidade do Algarve (UAlg) lançaram o livro «Hotéis Literários de Portugal», que pretende dar a conhecer aos leitores nove hotéis literários portugueses.

Sílvia Quinteiro (coordenadora), Ana Cláudia Salgueiro da Silva, Isabel Dâmaso Santos, Maria Mota Almeida, Maria José Aurindo e Natália Constâncio, investigadores do Lit&Tour, grupo de investigação em Literatura e Turismo do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve (UAlg), são as autoras deste volume, onde convidam o leitor a desfazer as malas e instalar-se nestes hotéis literários de Portugal.

O ebook está disponível neste link e dá a conhecer hotéis que foram a casa temporária de escritores, ou nos quais pernoitaram, hotéis que são referidos em obras literárias e que as inspiraram, hotéis reais que alojaram personagens da ficção, e também hotéis que foram importantes pontos de encontro e de tertúlia de escritores.

Nas páginas deste livro, amplamente ilustrado, encontram-se testemunhos da imprensa, excertos de textos literários e passagens retiradas da correspondência pessoal dos autores, bem como registos em livros de hóspedes e fotografias, incorporados em textos que evocam a memória e o encanto destes espaços e sugerem uma rota dos hotéis literários de Portugal, desenhada de norte para sul, com paragem no Grande Hotel de Paris, no Grande Hotel do Porto, no Hotel Mary Castro, no Palace Hotel do Buçaco, no Hotel Quinta das Lágrimas, no Grande Hotel Central, no Lawrence’s Hotel, no Avenida Palace e no Hotel Britania.

Sílvia Quinteiro refere que «um livro desta natureza implica um trabalho de campo vasto e moroso». A coordenadora deste volume detalha: «antes de mais, pela quantidade de leituras necessárias para se perceber quais são de facto os hotéis mais representativos quando olhados desta perspetiva. Depois existe toda a pesquisa em torno da história, dos escritores e das obras literárias associadas aos espaços, e ainda a recolha das imagens, que neste caso foram quase na totalidade disponibilizadas pelos hotéis que constam do livro».

Questionada sobre a importância desta obra, Sílvia Quinteiro não tem dúvidas: «Hotéis Literários de Portugal é um volume que tem na sua base uma investigação feita com o rigor que é próprio de um trabalho académico, mas tendo como objetivo passar a informação a um público muito amplo e diversificado». Esta obra também terá uma edição em papel, a sair brevemente.