INE procura 700 recenseadores no Algarve para os CENSOS 2021

  • Print Icon

Candidatura deve ser feita online.

O Instituto Nacional de Estatística, I. P., vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, procurando 11.000 recenseadores a nível nacional, 700 dos quais no Algarve.

Os Censos vão «contar» todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

De modo a garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população, recenseadores e demais estrutura de recolha que a operação comporta no actual contexto epidemiológico, o INE definiu um Plano de Contingência, que inclui, entre outras medidas, a observação de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública ao abrigo das regras emanadas pelas autoridades de saúde.

Esta estratégia reforça a opção pela recolha de informação através da Internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida essencialmente a grupos da população com maior dificuldade na resposta pela Internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

Os recenseadores serão recrutados em regime de Contrato de Prestação de Serviços, sendo responsáveis pela recolha da informação censitária junto dos alojamentos/famílias.

As candidaturas são obrigatoriamente formalizadas, até 21-02-2021, através do preenchimento online do formulário disponível aqui.