Incêndio em Monchique mobiliza mais de 300 bombeiros

  • Print Icon

Um incêndio com início em Tojeiro, na freguesia de Marmelete em Monchique está a mobilizar esta tarde mais de 318 bombeiros apoiados por sete meios aéreos.

O fogo que começou ao início da tarde deste sábado, na serra de Monchique, envolve 318 bombeiros, apoiados por 97 veículos e sete meios aéreos.

De acordo com a informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil o alerta para o incêndio foi dado cerca das 13h30 na localidade de Tojeiro na freguesia de Marmelete

Em pouco mais de uma hora, a informação disponível na página da ANEPC foi sendo atualizada e os meios no local multiplicados. No início eram seis meios aéreos e pouco mais de 100 bombeiros.

Segundo o Centro de Comando de Operações de Socorro (CDOS) Distrital de Faro, a «intensidade de vento» que se faz sentir no local e a «grande dimensão» que o incêndio tomou «muito rapidamente» são os maiores constrangimentos ao trabalho dos operacionais no terreno.

A maior preocupação foca-se na frente de fogo que progride para sul em direção ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), destacou a mesmo fonte, adiantado que ainda «não há casas em perigo» nem foram cortadas estradas.

Para já, e porque se trata de «uma zona sensível», o CDOS confirmou ao barlavento que estão a caminho do local reforços de outros distritos.

Neste momento, o vento está muito instável o que faz com que se mude o plano estratégico de ação para melhor responder ao avanço das chamas.