Grupo HPA cria postos de triagem e isolamento para o COVID-19

  • Print Icon

Tanto nos hospitais, como em algumas clínicas do Grupo HPA Saúde foram ainda instaladas unidades móveis externas de isolamento e contenção

O Grupo HPA Saúde, do qual faz parte o Hospital Particular do Algarve, em Gambelas, Faro, também já tomou medidas relacionadas com a prevenção da pandemia do coronavírus (COVID-19), tendo instalado em todas as suas unidades postos de triagem para a sua detenção.

Apesar de não possuir serviço de infeciologia, nem estar habilitado para realizar a análise relacionada com o despiste do COVID-19, o Grupo HPA pretende salvaguardar a segurança de todos os clientes e colaboradores, bem como prestar auxílio dentro das suas competências e possibilidades ao serviço do SNS.

Em nota de imprensa enviada às redações, o Grupo informa que «possui um plano de contingência que inclui um procedimento de triagem à entrada, através de um questionário de despiste do contágio, um procedimento para controlo de visitas (cada doente internado só pode ser visitado por uma só pessoa e preferencialmente sempre a mesma) e ainda um circuito interno de segurança em caso de suspeita».

Em casos suspeitos e, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde, serão acionadas todas as medidas necessárias à interrupção do contágio, nomeadamente com o isolamento.

O objetivo destas medidas, segundo o Grupo HPA Saúde são «garantir que todos os doentes que transitam nas unidades para consultas, cirurgias, tratamentos e internamentos estão seguros, bem como todos os seus colaboradores».

Isto porque «queremos colaborar neste esforço nacional de contenção da pandemia e mitigar todos os seus efeitos. Queremos manter abertas as nossas unidades e manter os nossos serviços em funcionamento, com segurança e tranquilidade, sendo que para isso é necessário o empenho de todos», lê-se no documento.