Gabinete de Apoio à Demência inaugurado em Lagoa

  • Print Icon

Atendimentos devem ser marcados através de contacto telefónico.

A Câmara Municipal de Lagoa inaugurou ontem, segunda-feira, dia 4 de maio, o Gabinete de Apoio à Demência, ao abrigo de um protocolo recentemente celebrado entre o município e a Alzheimer Portugal.

Esta valência, a funcionar já a partir desta semana, terá atendimentos presenciais sempre à quinta-feira, mediante marcação prévia, efetuada através do contacto 282 380 429, que deverá ser efetuada entre as 9h00 e as 17h30, durante os dias úteis.

Poderão, igualmente, ocorrer atendimentos noutros dias da semana, sempre que se verifiquem situações de emergência.

O Gabinete vai funcionar com o apoio financeiro e logístico do município e o trabalho operacional será efetuado por técnicos formados pela Alzheimer Portugal, através do recém-criado núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos dos Doentes de Alzheimer.

Esta iniciativa pretende dar apoio técnico às pessoas com demência e a todos os que, direta ou indiretamente, convivem com estas, sejam cuidadores, familiares, amigos ou profissionais que lhes prestam cuidados.

Pretende, igualmente, articular com as instituições sediadas no concelho, capacitando os seus profissionais na área das demências e potenciar uma intervenção de qualidade e integrada, bem como consciencializar a população de Lagoa para esta temática, cada mais relevante do ponto de vista social e de saúde pública.

Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal, afirma que «a inauguração deste gabinete reflete bem a preocupação do município de Lagoa em colocar as pessoas sempre em primeiro lugar, bem como as suas necessidades. Reforça, igualmente, o compromisso assumido de não deixar nenhum lagoense para trás».