Formalizada Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde (AMCV)

  • Print Icon

A Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde (AMCV) foi legalmente constituída no dia 28 de março.

A Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde (AMCV) foi legalmente constituída no dia 28 de março.

Para a criação desta entidade gestora da Área integrada de Gestão da Paisagem – Corredor Verde de Monchique (AIGP-CVM), segundo informa a autarquia, «decidiu-se seguir o caminho do associativismo local, porque se entendeu que esta é a opção que reúne mais vantagens e a que melhor defende os interesses das populações, proprietários e atores locais».

Desta forma, por via das ações de divulgação desenvolvidas junto dos mesmos em dinâmicas participativas, foi possível constituir a Associação de Desenvolvimento Local Monchique Corredor Verde (AMCV).

Este trabalho conjunto entre a administração direta do Estado, as autarquias e os atores locais «foi fundamental para apoiar a definição do seu objeto, âmbito, alcance, localização e modo de funcionamento, para que os seus serviços sejam prestados de forma eficiente e eficaz tendo em conta os objetivos gerais definidos para a AIGP-CVM e garantindo o envolvimento de todos os proprietários e beneficiários».

Depois da constituição da AMCV «estão criadas as condições para se avançar para a elaboração da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), instrumento que estabelecerá no espaço e no tempo as ações para se alcançar os objetivos propostos para a AIGP-CVM de alterar o quadro de elevada vulnerabilidade aos incêndios rurais, numa mancha periurbana continua, envolvente à Vila de Monchique, com cerca de 1217,95 hectares».

Agora, «segue-se a elaboração desta OIGP pela entidade gestora em corresponsabilidade com a Câmara Municipal de Monchique, que tem como objetivo definir ações que desenvolvam estratégias para permitir não só diminuir a vulnerabilidade existente aos incêndios rurais como também aumentar a resiliência e as possibilidades de desenvolvimento de uma nova economia nestes espaços».

A OIGP também definirá «no espaço e no tempo as intervenções de transformação da paisagem de reconvenção de culturas e de valorização e revitalização territorial, bem como o modelo operativo, os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização a implementar».

A primeira reunião de divulgação da Área Piloto de Monchique Área integrada de Gestão da Paisagem – Área Piloto de Monchique (AIGP-APM) teve lugar dia 3 de fevereiro.

A constituição da AMVP e formalização da OIGP será publicada em edital pela Câmara Municipal de Monchique.