Festa do Basquetebol Juvenil já arrancou em Albufeira

  • Print Icon

A Festa do Basquetebol Juvenil é o evento de maior relevância a nível nacional para a modalidade e já se encontra a decorrer em Albufeira.

Está de regresso a Albufeira aquela que é a maior competição de basquetebol juvenil federado, a Festa do Basquetebol Juvenil, a decorrer até ao próximo domingo, dia 16 de abril, onde se junta mais de um milhar de atletas.

A cerimónia de abertura da Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2023 aconteceu na passada quarta-feira, dia 12 de abril, às 18h30, na Praça dos Pescadores, e encheu o espaço com cor e alegria, depois do desfile dos 852 atletas das 71 seleções de todo o país, que se iniciou no Largo Engenheiro Duarte Pacheco e passou por algumas das ruas mais emblemáticas da cidade.

O juramento da Cerimónia de Boas-Vindas contou com as presenças em palco da atleta Jéssica Reis (AB Aveiro) em representação de todos os participantes; do árbitro Guilherme Chust (AB Leiria); de Cláudia Fialho (AB do Algarve) mãe de um dos jovens talentos algarvios e do coordenador nacional de Ética no Desporto, José Carlos Lima, que definiu o evento como «uma celebração dos valores do desporto», destacando o «fairplay, a gratidão e a amizade».

Por sua vez, Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), considerou o evento como «o maior e mais gratificante momento para o basquetebol juvenil português» e agradeceu o «apoio inestimável da Câmara Municipal de Albufeira e dos albufeirenses pela sua hospitalidade e boa disposição».

O presidente surpreendeu a plateia quando chamou ao palco Mery Andrade, uma das embaixadoras do basquetebol português, com 129 internalizações e, atualmente, treinadora adjunta de uma equipa da NBA.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, enalteceu a presença e o apoio dos pais garantindo que esta é, sem dúvida, «a festa da família, da união, do desporto e da juventude».

A Festa do Basquetebol Juvenil é o evento de maior relevância a nível nacional para a modalidade e já se encontra a decorrer em Albufeira.
José Carlos Rolo.
Crédito: Rui Gregório.

O autarca apelou ainda ao fairplay, ao convívio e socialização com respeito e à amizade. «O desporto é importante fisicamente, mas existem outros valores que são transmitidos pela prática desportiva que são igualmente fundamentais para o desenvolvimento destes jovens», referiu o edil.

O presidente concluiu o seu discurso confirmando que «a Festa do Basquetebol é, com toda a certeza, uma forma de valorizar o desporto e o turismo desportivo e, simultaneamente, ampliar o reconhecimento do concelho, da marca Albufeira e do desenvolvimento económico concelhio».

As mascotes da FPB, a Tiry e o Blitz, voltaram a marcar presença, nesta que é a 15.ª edição do evento e que acontece pela décima vez em Albufeira, numa performance inédita de dança com os atletas da Associação Soul, que celebra este ano 20 anos de existência.

Este ano, além do programa habitual, são inaugurados os quatro campos de basquetebol ao ar livre, de 1.240 m2, no jardim de Vale Faro, a propósito do projeto «3×3 Basket Art», da autoria do artista albufeirense ASUR, uma iniciativa que promoveu a atividade física, o bem-estar e a prática informal da modalidade, ontem, quinta-feira, dia 13 de abril, às 11h00.

No mesmo dia foi ainda, entregar o tradicional «cheque solidário» à Associação António Silva Leal, resultado da recolha feita pela organização.

Os jogos, que são de entrada livre, limitada à lotação dos pavilhões, decorrem no Pavilhão Municipal de Albufeira, Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica Francisco Cabrita, Pavilhão da Escola Básica Prof. Diamantina Negrão, Pavilhão Municipal Francisco Neves e Pavilhão Municipal de Olhos de Água, sendo que a fases finais da competição acontecem nos dois últimos dias do evento, 15 e 16 de abril, em horários distintos, para que os quatro jogos de maior destaque possam ser aproveitados por todos.

A Festa do Basquetebol Juvenil é uma iniciativa da FPB, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, Imortal Basket Club e Clube de Basquete de Albufeira.

O evento conta, simultaneamente, com a colaboração dos Agrupamentos Escolares do concelho, que fornecem as refeições aos atletas, bem como de várias associações distritais de basquetebol de todo o país.