Faro e Vita Nativa protocolam instalação de 30 caixas-ninho para aves

  • Print Icon

No âmbito do projeto de «Alojamento Local para Aves».

A colocação de 30 caixas-ninho para aves no concelho de Faro será uma realidade, com a assinatura do protocolo que liga a Câmara Municipal e a Associação Vita Nativa, aprovado na última Reunião de Câmara realizada a 19 de Abril.

Promover o «Alojamento Local para Aves», conforme se diz no texto que estabelece este acordo entre as duas instituições, é o principal objetivo desta iniciativa que permitirá, também, potenciar a fixação de mais aves em ambiente urbano.

O município de Faro prestará apoio técnico e logístico a este processo por um período de até dois anos e a Vita Nativa disponibilizará 30 caixas-ninho, o apoio técnico para a instalação das mesmas e a sua monitorização e manutenção durante dois anos.

Esta instituição, sem fins lucrativos, foi criada para dinamizar o estudo e a conservação da natureza, a divulgação e valorização do património natural, bem como a participação ativa na defesa do ambiente e ecossistemas, «metas que vão ao encontro do que a autarquia pretende, nomeadamente a proteção e potenciação da avifauna no seu território».

Deste modo, a Câmara Municipal de Faro «continua um trabalho de estabelecimento de parcerias e cooperação, que visam a investigação, preservação da natureza e de sensibilização para as questões ambientais».