A campanha anual de vacinação antirrábica de Faro vai percorrer todas as freguesias do concelho entre os dias 20 de junho e 28 de julho.
O município de Faro, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), desenvolverá, a partir do dia 20 de junho, mais uma campanha anual de vacinação antirrábica, no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras Zoonoses.
Esta campanha prevê a deslocação do médico veterinário municipal a 16 pontos estratégicos de todas as freguesias do concelho de Faro, entre os dias 20 de junho e 28 de julho.
A partir do mês de agosto, quem não tenha efetuado a vacinação antirrábica dos seus cães, deverá dirigir-se ao no Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro (CROAF), sito na Zona do Medronhal, no Guilhim, freguesia de Santa Bárbara de Nexe, às terças-feiras, das 10h00 às 11h30.
Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade.
Os detentores dos animais deverão fazer-se acompanhar, além dos documentos dos mesmos (caso existam), do Cartão de Cidadão, ou na sua ausência, do Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte.
Este procedimento está sujeito ao pagamento da taxa de anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação.
Os valores são os seguintes:
Vacinação antirrábica (taxa única E): 10,00 euros;
Boletim Sanitário: 1,00 euro;
Taxa de registo SIAC (sempre que haja necessidade de realizar a identificação eletrónica previamente ao ato de vacinação antirrábica): 2,50 euros.
Vacinação antirrábica (Taxa única E): 10,00 euros para os cães que se apresentem para vacinação em qualquer data;
Boletim sanitário de cães: 1,00 euro;
Identificação eletrónica (inclui o valor do impresso) – Registo SIAC (Artigo 2.º da Portaria n.º 346/2019 de 3 de outubro): 2,50 euros.
Cães-guia, cães-guardas de estabelecimentos do Estado, de Corpos Administrativos, de Instituições de Beneficência e de Utilidade Pública, dos Serviços de Caça do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e aqueles das Autoridades Militares, Militarizadas e Policiais sem assistência clínica privativa estão isentos de taxas.
Para consultar toda a informação referente a este tema, poderá ver os editais afixados nas sedes das juntas de freguesia do concelho, nos diversos locais onde decorrerá a vacinação e pode, ainda, consultar o site da Câmara Municipal de Faro.
Para outras informações sobre a campanha anual da vacinação antirrábica, poderá ser utilizado o endereço de e-mail (ssaafaro@cm-faro.pt) do serviço veterinário do município.