Faro lidera rede europeia para dinamizar as açoteias das cidades

  • Print Icon

Rede será «um esforço coletivo europeu para maximizar o uso criativo dos rooftops».

A European Creative Rooftop Network (ECRN) – financiada pelo programa Europa Criativa até 2024 – está a trabalhar no sentido dos rooftops poderem representar soluções criativas para os desafios sociais, económicos e ambientais enfrentados pela Europa num futuro próximo, sendo que o município de Faro é um dos parceiros fundadores e lidera esta rede de nove cidades.

Segundo os responsáveis farenses, «em diversas áreas da Europa, milhares de quilómetros quadrados de espaço público com enorme potencial estão subaproveitados e não são reconhecidos como um recurso urbano efetivo. Esta perceção junta organizações de nove cidades diferentes, num esforço coletivo de desbloquear o potencial dos rooftops europeus (área combinada de telhados planos das cidades).

A abordagem temática que o municipio de Faro quer ter para as suas políticas das açoteias «é inspirada na forma como estas nos permitem observar a cidade de outra perspetiva e o poder de reimaginá-las de múltiplas formas, levando a três áreas diferentes de desenvolvimento: artes, comunidade e sustentabilidade».

O objetivo principal é que as açoteias de Faro «se transformem em novos espaços públicos, locais de encontro verdes e sustentáveis ​​onde as comunidades possam prosperar», segundo a Câmara Municipal.

A ECRN assegura a inspiração internacional necessária para levar a cabo os projetos que Faro deseja, e, por outro lado, permite a partilha do conhecimento local do município com congéneres europeus.

No dia 1 de dezembro de 2021, as organizações parceiras reuniram-se em Antuérpia no topo do prédio do Museum Aan de Stroom (MAS), um rooftop acessível ao público.

As nove cidades parceiras diferem em termos de cultura, clima e planeamento urbano, mas procuram encontrar as suas semelhanças dentro da «paisagem urbana europeia de rooftops» e trocar conhecimentos sobre esse património partilhado.

Juntamente com Faro, o ECRN liga Amsterdão, Antuérpia, Barcelona, ​​Belfast, Chemnitz, Gotemburgo, Nicósia e Roterdão.