Faro lamenta falecimento de João José Gago Horta

  • Print Icon

Antigo deputado pelo PSD e líder da Farauto.

O município de Faro emitiu hoje uma nota onde «lamenta profundamente» o falecimento de João José Gago Horta, ocorrido no passado fim de semana.

João Horta nasceu em Faro a 11 de novembro de 1943, tendo estudado no Liceu da cidade. Mais tarde, formou-se em Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

Voltou à região para assumir a direção da Farauto, empresa criada pelo seu pai, José Mateus Horta e distinguida, em 1997, com a medalha de mérito – Grau Ouro pelo município de Faro.

O município lembra que «enquanto empresário e proprietário da Farauto, dinamizou significativamente o sector do comércio automóvel, tendo, para além disso, sido responsável por esta empresa se tornar uma das que mais apoiou o Atletismo e o Desporto Automóvel na região algarvia. Criou mesmo uma equipa de Atletismo, na qual o seu irmão Luís Horta se distinguiu enquanto atleta, e que trouxe grande dinamismo a esta modalidade nas décadas de 80 e 90 do séc. XX».

No que diz respeito aos rallyes, criou a Farauto Rallye Team, equipa que foi presença regular em vários campeonatos nacionais, tendo ficado conhecida pela estreia do Opel Corsa em competições desportivas.

Foi, ainda, deputado do PSD, eleito pelo círculo de Faro, na Legislatura entre 2002 e 2005.

«Aos seus familiares e amigos, o município de Faro endereça as mais sentidas condolências», subscritas por toda a equipa do barlavento.