Faro abre concurso para requalificar a Rua Egas Moniz no Montenegro

  • Print Icon

Empreitada vai permitir revitalizar uma artéria estruturante da freguesia, tal como acontece com outra intervenção já em curso, na Rua Bento de Jesus Caraça

A Câmara Municipal de Faro aprovou no dia 5 de abril a abertura de um procedimento concursal para a requalificação da Rua Egas Moniz, na freguesia de Montenegro. A empreitada terá um valor base fixado em 820.727,35 euros, acrescido de IVA, e conta com um prazo de 270 dias para execução.

A intervenção visa a requalificação desta artéria estruturante da freguesia, ligando o Largo do Povo ao Aeroporto, e prevê introduzir beneficiações de nível estético e funcional, privilegiando os peões e as condições de acessibilidade, disciplinando o estacionamento e melhorando as condições de circulação viária nesta zona do concelho.

Esta empreitada contempla trabalhos de remoções e demolições, substituição de pavimentos, marcações rodoviárias, sinalização vertical, mobiliário urbano e equipamentos, caixas de visita, rede de iluminação pública, infraestruturas telefónicas, infraestruturas de drenagem de águas pluviais, muretes, material vegetal e rede de rega.

Atualmente, também na freguesia do Montenegro, já está em curso a obra de requalificação de outra artéria central, a Rua Bento de Jesus Caraça (obra que foi adjudicada pelo valor global de 506.978,81 euros).

O objetivo é revitalizar esta rua – que parte da rotunda do centro do Montenegro (Largo do Povo), até à variante da Estrada Nacional 125 – tal como toda esta zona de grande importância para o concelho, dando mais espaço aos peões e melhorando as condições de circulação, pedonal e automóvel.

A consignação e execução dos trabalhos da requalificação da Rua Egas Moniz – cujo critério de adjudicação é o da proposta economicamente mais vantajosa – ficará assim condicionada à obtenção do visto do Tribunal de Contas.