Faleceu Viegas Gomes, jornalista e escritor farense

  • Print Icon

Francisco José Viegas Gomes, jornalista, escritor, ilustre farense faleceu ontem aos 85 anos.

Francisco José Viegas Gomes, nascido em Faro, foi um jornalista algarvio tendo colaborado em vários jornais regionais e fez ainda parte da redação do Diário de Notícias.

Foi também um empenhado dinamizador social, tendo publicado vários livros, destacando-se «Faro: Cidade Possível», publicado em 2010, no qual apresenta uma coletânea de vários temas estratégicos sobre a cidade, o seu futuro e as suas potencialidades.

«Quem o conheceu sabia bem da sua paixão pela cultura, o seu fervor pela vida de Faro e do Algarve. O seu interesse nas coisas da comunidade. Era uma figura singular. Um homem extraordinariamente interessante», recorda hoje Cristóvão Norte, na qualidade de presidente da Assembleia Municipal de Faro.

Viegas Gomes escrevia que «é necessário encontrar um caminho para a evolução positiva da cidade. Este meu livro é o produto de uma cidadania ativa. O coração da cidade não pode ser um shopping center. Há que reanimar o espaço público. Encontrar uma verdadeira solução não decorativa».

Pelo seu «espírito interventivo e postura cívica» era sócio honorário da FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro.

Também José Bivar o recorda. «Ultimamente vivia em Olhão. Estava sempre atento às últimas novidades como competia a um jornalista de referência ao serviço do melhor futuro para a região. Homem com muito mundo, um bon vivant para a maioria provinciana a que dava frequentes reprimendas pela ignorância e falta de iniciativa credível».

«Desapareceu alguém que tinha referências históricas sobre a região que dificilmente poderão ser igualadas. É a Lei da vida dirão alguns apressadamente. Há gente insubstituível, digo eu. Paz à sua alma e até sempre Xico Zé (como era tratado pela sua geração)».

O funeral será amanhã, quinta-feira, às 10 horas, na Capela do Cemitério Novo em Faro.

A equipa do barlavento endereça sincera condolências aos familiares e amigos.