A «Viagem fotográfica ao Algarve» resulta de uma recolha fotográfica feita a partir dos locais visitados por José Saramago na região na sua obra «Viagem a Portugal».
A Capilla de San Cristóbal, em Lepe, Espanha, tem patente até ao próximo sábado, dia 22 de abril, a exposição «Viagem fotográfica ao Algarve», no âmbito do programa da XXIX Festa da Cultura e do Livro de Lepe.
Recorde-se que a «Viagem fotográfica ao Algarve» é um projeto da Associação Um Quarto Escuro, que contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), e com o Taller Municipal de Fotografía de Lepe como parceiro.
A exposição foi inaugurada em novembro de 2022, por ocasião do lançamento da Rota Literária Saramago no Algarve, uma iniciativa da DRCAlg para assinalar o centenário do nascimento do prémio Nobel da Literatura.
Trata-se de um trabalho que resulta de uma recolha fotográfica feita a partir dos locais visitados pelo Prémio Nobel, aquando da sua visita ao Algarve, em resultado da sua obra «Viagem a Portugal».
A inauguração da exposição, em Lepe, que se realizou no dia 11 de abril, foi presidida pelo alcaide de Lepe, Juan Manuel González, e contou com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, de Carlos Afonso, presidente da Associação Um Quartp Escuro, de Diego Mesa, autor da publicação «Viagem ao Algarve» e da «Rota Literária Saramago no Algarve e de José Luis Silva, diretor do Taller Municipal de Fotografía de Lepe.
A «Rota Literária Saramago no Algarve», escrita por Diego Mesa, a partir do seu livro «Viagem ao Algarve», foi inspirada na «Viagem a Portugal» de José Saramago, e dá a conhecer um novo olhar sobre os locais que o Prémio Nobel da Literatura visitou em 1980, sendo que os itinerários de Vila Real de Santo António e Castro Marim já estão disponíveis na página da DRCAlg,
Saramago, aquando da sua visita a Portugal, entra no Algarve por Alcoutim. Enganado pela perspetiva, não percebe que do outro lado da margem do Rio é Sanlucar, dada as semelhanças na paisagem. A Raia, a linha de fronteira que separa geograficamente Portugal e Espanha, é um território de partilha de elementos históricos, linguísticos, culturais e económicos.
Os projetos Rota Literária Saramago no Algarve e a exposição «Viagem Fotográfica» pretendem ser também elementos de ligação entre as Regiões EuroAAA (Alentejo, Algarve e Andaluzia).
Estes projetos constituem uma oportunidade para dar a conhecer os territórios que inspiraram vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores, as tradições, os costumes e as gentes.
A exposição, que integra fotos de todos os concelhos visitados pelo escritor, vai estar patente ao público até dia 22 de abril, das 17h00 às 20h00 (hora espanhola).