A exposição da ODS tem estado a percorrer o país e pretende consciencializar para a pobreza, género, alterações climáticas e educação.
O município de São Brás de Alportel recebe o conjunto de exposições «Mostra ODS – Transformando o Mundo» hoje, quarta-feira, dia 11 de janeiro, para estar patente até dia 27 de janeiro em quatro espaços distintos: Escola Secundária José Belchior Viegas, EB 2, 3 Poeta Bernardo de Passos, átrio das Piscinas Municipais Cobertas e átrio do São Brás Cineteatro Jaime Pinto.
Trata-se de uma exposição itinerante, que se dedica à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramentas estratégicas para a transformação do mundo num lugar mais próspero, justo, sustentável e inclusivo.
A inauguração está marcada para as 10h00, na EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, que acolhe uma das mostras dedicada a um dos ODS, a pobreza.
Por sua vez, na Escola Secundária José Belchior Viegas estará exposta a mostra dedicada às alterações climáticas, enquanto no Cineteatro Jaime Pinto será abordado o tema género.
Já no átrio das Piscinas Municipais Cobertas vai ser apresentada a mostra dedicada à comunidade escolar: «OS ODS vão à escola», para crianças entre os seis e os 12 anos.
Este conjunto de exposições que está a percorrer o país desde julho de 2022, foi desenvolvida pela organização não governamental OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP, e tem como objetivo reforçar a informação junto dos diversos sectores da sociedade civil relativamente aos ODS e, por essa via, contribuir para a concretização dos objetivos através da consciencialização pública.
A iniciativa chega, agora, a São Brás de Alportel através do convite da Europe Direct Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve dirigido ao município são-brasense e ao Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
Recorde-se que a convicção de que cada cidadão tem um contributo a dar na transformação do mundo num lugar mais próspero, justo, sustentável e inclusivo motivaram a criação desta exposição que está a percorrer Portugal.