Exercício nacional «A Terra Treme» marcado para 9 de novembro

  • Print Icon

Exercício público nacional de sensibilização para o risco Sísmico «A Terra Treme» marcado para dia 9 de novembro.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove na quarta-feira, dia 9 de novembro, às 11h09, a décima edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado «A Terra Treme».

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.

O exercício compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger, aguardar.

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem o objetivo de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros sectores da sociedade civil.

Para tal, «consideramos importante envolver as organizações públicas e privadas neste desígnio coletivo, procurando unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva, cada vez maiores».

Nesse sentido, a participação no exercício pode revestir-se de múltiplas formas. Por exemplo:

  • A inscrição individual e/ou da Instituição no sítio digital do exercício;
  • A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da instituição na iniciativa;
  • A disseminação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;
  • A realização de uma sessão de esclarecimento interna (para os trabalhadores/colaboradores) dedicada à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a adotar nas nossas casas e nos locais de trabalho;
  • A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência para fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;
  • A realização de um exercício de teste à evacuação por ocasião de 9 de novembro, data escolhida para a realização do exercício A Terra Treme, e quer dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

Toda a informação sobre o exercício e recursos de divulgação estão disponíveis aqui.