Estudantes de Medicina da UAlg vencem prémios «Eu participo»

  • Print Icon

Foram ontem conhecidos os vencedores dos prémios «Eu Participo», da Rede de Autarquias Participativas.

O primeiro e segundo prémios da iniciativa «Eu Participo» foram ganhos por estudantes de Medicina da Universidade do Algarve (UAlg), com os projetos Covidalgarve e Qlinic, respetivamente, ambos apoiados pelo Algarve Biomedical Center.

O Covidalgarve nasceu da vontade dos estudantes do 5º ano de Medicina da UAlg de intervir na população, sobretudo a mais desfavorecida e isolada, através de formação e apoio relativamente à pandemia.

O projeto chegou já a 900 famílias de seis concelhos algarvios, de diversas formas: entrega de bens alimentares e gel desinfetante, informação sobre medidas de proteção para COVID-19 e ações de sensibilização.

Já a Qlinic é uma plataforma online, também criada por um grupo de estudantes do 5° ano de Medicina da UAlg, que responde gratuitamente a questões dos portugueses sobre saúde. O objetivo é combater a desinformação e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde em período de pandemia.

Os prémios «Eu Participo», que se dirigem a jovens entre os 14 e os 30 anos, destinam-se a reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania ativa que fomentem a solidariedade e a entreajuda, e que aliviem a situação de isolamento social da população no contexto da atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.