Os escuteiros de Tavira do Agrupamento 100 do CNE vão representar o escutismo algarvio no 25º World Scouts Jamboree, a realizar-se na Coreia do Sul.
Pela segunda vez, os escuteiros do Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas (CNE) vão participar no Acampamento Mundial, o 25º World Scouts Jamboree, este ano a decorrer em Saemangeum, na Coreia do Sul.
O 25º World Scout Jamboree realiza-se nesta pequena planície do sudoeste asiático de 1 a 12 de agosto e irá acolher cerca de 50 mil escuteiros de todo o mundo.
O Acampamento Mundial surgiu como um projeto do fundador do Escutismo, Baden-Powell, após a 1ª Guerra Mundial, idealizado como uma atividade para fomentar a amizade e perícia, onde os jovens escuteiros de todo o mundo poderiam conviver durante 12 dias.
Em 1920 realiza-se, em Londres, o primeiro Jamboree Mundial, 103 anos depois, o 25º Jamboree realiza-se na Coreia do Sul, já no próximo mês.
Em 2019, os escuteiros de Tavira já tinham participado no 24º Acampamento Mundial que se realizou nos EUA com um contingente de 20 elementos, num total de 20 dias de atividades marcantes para todos os jovens.
Desta vez, a preparação para o Acampamento Mundial em 2023 iniciou-se a 17 de outubro de 2021, quando este grupo reuniu pela primeira vez para começar a traçar o que seria a participação do Agrupamento 100 nesta grande atividade, iniciando o planeamento das angariações de fundos para proporcionar a todos a possibilidade de participar nesta atividade dispendiosa, dando oportunidade a que qualquer elemento pudesse participar independente da sua condição financeira.
De acordo com os escuteiros de Tavira, «foram dois anos de muito trabalho, onde se incluíram dezenas de reuniões, várias angariações de fundos, dezenas de quilos de bolachas vendidas e muitas horas de preparação, tudo para que este objetivo fosse alcançado e para que a atividade fosse vivida ao máximo, correspondendo ás expectativas de todos».
Esta participação foi também possível graça ao apoio incondicional da Câmara Municipal de Tavira «em todos os momentos», da Junta de Freguesias de Tavira e da União de Freguesias da Conceição e Cabanas, bem como de diversas entidades, empresas e particulares, que desde a primeira hora apoiaram a nossa atividade, segundo afirma o Agrupamento.
O contingente a rumar à Coreia do Sul é constituído por 15 elementos, sendo oito participantes dos 14 aos 18 anos, idade para a qual esta atividade é projetada.
Estes oito escuteiros serão ainda acompanhados por um dirigente que garantirá a correta vivência em campo.
O contingente do Agrupamento 100 de Tavira conta ainda com seis IST (International Staff Team), jovens com idade superior a 18 anos que se disponibilizam para viver esta atividade de uma forma diferente, colocando-se ao serviço, garantindo o correto funcionamento de áreas como a segurança, saúde, atividades, entre outras.
O escuteiros de Tavira são os únicos da região algarvia do CNE a participar neste Acampamento Mundial, sendo também os primeiros no Algarve a levarem, pela segunda vez, um contingente composto por participantes e IST.
Nesta edição do Jamboree, o contingente português é constituído por mais 800 escuteiros que vão representar Portugal através da Federação Escutista de Portugal (FEP), federação que une escuteiros (CNE) e escoteiros (AEP – Associação de Escoteiros de Portugal) a nível nacional.
Este será também o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial.
A atividade começa a dia 30 de julho, data em que os escuteiros de Tavira partem para a aventura, voando mais de 11000 Km.
Vão ser 12 dias de acampamento num ambiente multicultural, que apenas é possível de experienciar numa atividade destas, sabendo sempre que cada um daqueles escuteiros que está em campo, independentemente da sua nacionalidade, todos eles vivem os mesmos princípios escutistas deixados pelo fundador há mais de 100 anos, representados pelo lenço que usam ao pescoço.
Após o fim do acampamento, o grupo aproveitará a oportunidade para conhecer o país, permanecendo em Seul durante quatro dias, com o objetivo de experienciarem a cultura coreana.
Ainda antes de regressarem ao conforto das suas casas e aproveitando a escala do avião de regresso, vão passar um dia a conhecer o Dubai.
Todos os que queiram acompanhar esta aventura dos escuteiros de Tavira, o Agrupamento 100 disponibiliza as suas redes sociais, disponíveis aqui.