Em Lagoa «Vamos Limpar o Mar» na praia do Pintadinho

  • Print Icon

Uma limpeza subaquática para promover uma mudança de atitude na forma como tratamos o mar é a motivação para a parceria entre o município de Lagoa e o Portisub, no âmbito da Bandeira Azul 2019.

Lagoa será o centro de operações, mais concretamente a praia do Pintadinho, para a segunda edição de 2019 da atividade «Vamos Limpar o Mar», no próximo dia 28 de setembro, às 11h00. Trata-se de uma limpeza subaquática e de praia, com a mobilização de voluntários e clubes de mergulho.

Esta é uma atividade de educação ambiental que se enquadra na Campanha da Bandeira Azul da Europa 2019, que este ano tem o tema «Do Rio ao Mar sem Lixo».

Tal como na primeira edição de 2019, haverá um «Laboratório de Praia» equipado com lupas binoculares e outros materiais laboratoriais no Sítio das Fontes, para identificação de microplásticos na areia, e separação e identificação de outros itens recolhidos durante a atividade.

Segundo a Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), o desafio para 2019 do Programa Bandeira Azul «é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar».

Pretende-se alertar para «a ligação existente entre ecossistemas terrestres e marinhos e como a vida no mar está tão dependente de pequenos gestos nas nossas casas…A iniciativa tem o objetivo de envolver toda a gente na defesa do mar».

Todos estão convidados a participar de forma gratuita e, no final no evento, os participantes inscritos levarão uma t-shirt comemorativa do evento.

A atividade é uma iniciativa do município de Lagoa, numa parceria de há mais de uma década com o Portisub – Clube Subaquático de Portimão, como forma de mobilizar os cidadãos para a causa da preservação da natureza, no âmbito da Campanha da Bandeira Azul da Europa.

As inscrições poderão ser efetuadas através de telemóvel (969050567) ou por e-mail.