Dois alunos de VRSA vão à final nacional do European Money Quiz

  • Print Icon

Única escola do Algarve envolvida na competição.

O Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António encontra-se a participar, desde 2019, na competição «European Money Quiz», patrocinada pela Associação Portuguesa de Bancos, e nesse sentido, no passado dia 12 de marçom decorreu a competição interna, com o intuito de promover e testar a literacia financeira dos jovens entre os 13 e 15 anos.

Devido à pandemia, toda a competição foi disputada online, com as 20 perguntas na plataforma Kahoot a versar sobre a poupança e endividamento, orçamento familiar, meios de pagamento e segurança digital.

Os alunos tiveram de responder a perguntas como «qual a melhor forma de poupar pequenas quantias de dinheiro?», «o que significa uma taxa de juro variável quando fazes um empréstimo?» e «o que deves fazer se perderes o teu cartão de crédito?».

O evento teve uma enorme adesão, com a participação de 46 alunos do 9º ano. O aluno Ricardo Martins ficou no primeiro lugar, ultrapassando os 20 mil pontos. O segundo classificado (Vasco Soares) conseguiu acertar em todas as perguntas. No terceiro lugar, ficou a aluna Natacha dos Santos com mais de 16 mil pontos.

O vencedor Ricardo Martins referiu que «gostou do jogo, estava bem feito, havia algumas perguntas que tinha dúvida mas consegui percebê-las e aprendi com as mesmas».

Agora, os dois primeiros alunos representarão o Agrupamento na Final Nacional, na próxima segunda-feira, dia 22 de março, sendo a única escola do Algarve a participar na competição. A final nacional será inserida nas comemorações da Global Money Week 2021.

As 33 escolas e colégios de todo o país estarão em competição com o objetivo de apurar os dois melhores alunos a nível nacional, para representarem Portugal na competição europeia em Bruxelas, a ter lugar no dia 20 de abril. Cerca de 600.000 alunos de 28 países irão competir pelo lugar mais ambicionado de campeão europeu do EMQ.

O Clube do Empreendedor, dinamizado pelos professores António Condessa e Luís Miguel Neves, e toda a comunidade escolar, dão «os parabéns aos vencedores e a todos os participantes na tão prestigiante competição».