Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António assinalou o Dia das Aves Migratórias no passado domingo, 22 de outubro.
O Dia das Aves Migratórias, assinalado no passado domingo, 22 de outubro, foi celebrado na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), com o objetivo de alertar para a importância de conservar as espécies e os seus habitats, um desígnio que a RNSCMVRSA tem vindo a desenvolver desde a sua criação, em 1975.
O dia foi vivido em comunhão com a natureza, apesar da tempestade que encurtou a caminhada programada para a manhã, guiada por Agostinho Gomes, fotógrafo de natureza, e João Ministro, diretor geral da empresa Proactivetur.
Seguiu-se a apresentação do livro fotográfico «A Natureza no Mundo», levada a cabo pelo fotógrafo Hugo Esteves, um dos colaboradores desta obra que celebra o mundo da fauna e flora, tudo autoria de vários fotógrafos portugueses.
As comemorações do Dia das Aves Migratórias continuaram com as palestras «Os segredos da Migração», de Gonçalo Elias, colaborador em oito atlas ornitológicos em Portugal e no estrangeiro, autor e coautor de mais de vinte livros sobre aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar.
Além de fundador e administrador do Fórum Aves é ainda o fundador e coordenador do portal avesdeportugal.info.
A palestra «Cada vez há mais ou menos aves aquáticas ao longo da rota migratória do Atlântico Oriental?», pelo professor de Ornitologia, António Araújo, encerrou o programa.
A comemoração do Dias das Aves Migratórias foi uma ação promovida no âmbito da Cogestão da RNSCMVRSA, presidida pelo município de Castro Marim e que integra um conjunto de outras entidades competentes, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Associação de Defesa do Património de Mértola e a Associação Odiana.