COVID-19: VRSA já tem Centro de Vacinação em funcionamento

  • Print Icon

Equipamento tem capacidade para 250 inoculações diárias.

O Centro de Vacinação COVID-19 de Vila Real de Santo António (VRSA) já se encontra em funcionamento, cumprindo todas as orientações da Direção-Geral da Saúde com vista a efetivar a vacinação massiva da população.

Instalado no Pavilhão Ilídio Setúbal, junto ao Complexo Desportivo de VRSA, o novo equipamento terá capacidade para administrar 250 vacinas diárias, contando com um corpo clínico e técnico de cerca de 15 profissionais e respeitando todas as regras do protocolo nacional de vacinação.

O acesso está reservado a pessoas que já tenham sido contactadas e disponham de marcação válida (com data e hora), destinando-se a receber residentes de todas as freguesias do concelho, de acordo com as prioridades e fases estabelecidas pelo plano de vacinação. O local tem fácil acesso e estacionamento, encontrando-se devidamente adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, sendo a entrada efetuada através da Avenida Ministro Duarte Pacheco, junto à superfície comercial ali existente.

A estrutura conta com seis áreas distintas, nomeadamente zona de admissão, receção, pré-vacinação, vacinação, pós-vacinação/recobro e urgência, contando com corredores de circulação pré-definidos e cumprindo com todas as medidas de prevenção e higienização previstas pelas autoridades de saúde. Funciona de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 16h00, mantendo-se em funcionamento até que esteja completado o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19.

A implementação deste centro foi efetuada, de forma conjunta, pelo município de VRSA, que disponibilizou um espaço que desse resposta a todas as necessidades, pela Administração Regional de Saúde do Algarve e pela Junta de Freguesia de VRSA.

Através desta colaboração, o município de Vila Real de Santo António manifesta o seu «empenho em contribuir para a boa execução do Plano de Vacinação Contra a COVID-19, continuando a desenvolver, de uma forma responsável, todos os esforços que estiverem ao seu alcance para travar a propagação da pandemia».