COVID-19: Faro anuncia iniciativas para apoiar sector da Cultura

  • Print Icon

Autarquia lança pacote com quatro medidas de apoio.

A Câmara Municipal de Faro anunciou o lançamento de um conjunto de apoios e iniciativas específicas para apoiar o sector da Cultura, um dos mais afetados pelas medidas decretadas com vista à contenção e mitigação da pandemia COVID-19.

A autarquia diz-se «ciente do seu papel e da sua responsabilidade no contexto do sector cultural e criativo», lançando por isso este conjunto de iniciativas em parceria com o Teatro das Figuras. 

Nesse sentido, para 2021, o município de Faro preparou um pacote de quatro medidas extraordinárias onde se destaca o apoio ao associativismo, à criação artística e aos agentes culturais. Neste âmbito, a autarquia irá reforçar os apoios previstos para 2021.

Durante este ano, irá também realizar-se uma segunda edição do programa artístico denominado «Emergente – 2º Ciclo», que consiste num programa de residências artísticas cujo resultado será apresentado em 2022, no Teatro das Figuras, nos espaços expositivos do município ou seus parceiros, em espaço público ou em iniciativas organizadas pela Câmara Municipal.

Também com regresso marcado para 2021, «depois do sucesso da primeira edição», está o ciclo «Bandas ao Figuras». A iniciativa dá palco, no Teatro das Figuras, à vibrante cena musical da região.

Com início previsto em abril, esta criação consiste num programa de concertos realizados com recurso a todas as condições técnicas do grande auditório, com transmissão em streaming pelas plataformas digitais do Teatro das Figuras e do município de Faro.

Estando o país novamente em situação de confinamento e os artistas impedidos de fazer apresentações ao público, a edilidade propôs dar corpo a um novo projeto de apoio a músicos da região, nomeadamente Dj’s e artistas de música popular portuguesa.

O novo #FaroMúsicaNaRua é um programa de concertos realizados em diferentes locais do concelho, com transmissão em streaming através das plataformas digitais da autarquia.

As candidaturas a estes projetos estão abertas e os formulários de candidatura estão disponíveis, até ao dia 12 março, nos sítios de Internet do Teatro das Figuras e do município de Faro, onde será possível aceder a informação adicional.