COVID-19: Albufeira cria Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde

  • Print Icon

Valência funciona na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal.

A Câmara Municipal de Albufeira criou uma Unidade de Apoio à Autoridade de Saúde Pública local, à qual afetou, temporariamente, alguns trabalhadores do município, maioritariamente do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Esta valência encontram-se a laborar desde o passado dia 8 de fevereiro, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, cedida também, temporariamente, para esta nova unidade de apoio à Saúde local.

A equipa do Município, a quem foi ministrada formação para o efeito, trabalha juntamente com técnicos da Autoridade de Saúde Publica local, sob a coordenação do Delegado de Saúde de Albufeira, Joaquim Bodião, e tem horário flexível.

A função predominante desta Unidade passa por contactar, via telefone, os cidadãos em situação de isolamento. Esta operação é considerada essencial para a prevenção e controlo da transmissão da COVID-19, reduzir o número de casos positivos no concelho e diminuir e melhorar o tempo de respostas aos utentes.

Por outro lado, cabe também à nova equipa sensibilizar para o dever geral de recolhimento e o despiste de necessidades sociais e psicológicas.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, congratula os trabalhadores que «se mostraram disponíveis desde a primeira hora para estas novas funções, apoiando as autoridades de saúde no combate à pandemia».

O autarca refere ainda que «o município de Albufeira tem sido exemplar no combate à COVID-19, de uma forma transversal, desde executivo à população, passando pelos trabalhadores do município e pelos agentes locais da economia, da cultura e outros setores».