Os Clubes Rotários do Algarve doaram uma Torre de Laparoscopia ao Bloco Operatório da Cirurgia do Hospital de Portimão.
A Unidade de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu uma Torre de Laparoscopia doada por iniciativa dos Clubes Rotários do Algarve – Rotary Club de Lagos, na passada sexta-feira, dia 27 de janeiro.
O equipamento, a ser instalado no Bloco Operatório da Cirurgia, permite beneficiar as especialidade de Cirurgia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia e Otorrinolaringologia.
Na cerimónia de entrega da Torre de Laparoscopia, que decorreu no auditório da Unidade de Portimão, Ana Varges Gomes, presidente de Administração do CHUA, aproveitou o momento para agradecer ao Rotary Club de Lagos, que durante os últimos dois anos organizou vários eventos para angariação de fundos para a aquisição deste equipamento.
«O CHUA tem muitas carências, esteve muito tempo sem investimento e achámos que este projeto seria transformador para a região. Com este equipamento, os rotário são capazes de ter conseguido captar mais médicos para a região, pois estes gostam de trabalhar com tecnologia ao serviço das pessoas», afirmou.
Por sua vez, Anabela Bonin, representante dos rotários, reconheceu na entrega «o espírito de missão de todos os Clubes, dos seus companheiros e patrocinadores, que desde o primeiro momento abraçaram esta causa e definiram este como o seu principal objetivo».
«É importante acreditar para se poder alcançar», frisou ainda.
Este equipamento cujo valor ascende a mais de 100 mil euros, é «imprescindível e vai permitir grandes ganhos para o doente: menos tempo no hospital e menos dores, reduzindo o tempo de hospitalização de 10 a 15 dias para três a cinco dias», reconheceu Mahomede Americano, diretor do Serviço de Cirurgia 2 da Unidade Hospitalar de Portimão.
E já antecipando o tema deste ano rotário «Imagine o Rotary», o vice-governador do Distrito 1960, Paulo Martins, parabenizou os Clubes do Algarve por colocarem em prática este projeto, deixando a mensagem de que «em equipa conseguimos transformar e mudar vidas».
«As questões de responsabilidade social que são levadas a efeito por estas organizações e a aquisição de um equipamento desta natureza vai melhorar os cuidados de saúde no Algarve», destacou também Henrique Graça, chefe de gabinete da Câmara Municipal de Lagos.
Para terminar, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, agradeceu ao Conselho de Administração do CHUA e aos profissionais «o excelente trabalho» que desenvolvem diariamente e enalteceu o movimento rotário, deixando uma palavra de estima, gratidão e sentido reconhecimento por este importante movimento cívico.
«A redução do tempo de hospitalização é uma evolução tremenda», disse, referindo-se ao equipamento doado.