Cineteatro de São Brás vai exibir curta-metragem «O alívio dos apertos»

  • Print Icon

«O alívio dos apertos», documentário produzido pela jornalista Catarina Neves em 2012, mostra-se, pela primeira vez, em São Brás de Alportel.

O São Brás Cineteatro Jaime Pinto prepara-se para exibir a curta-metragem «O alívio dos apertos», realizada pela jornalista Catarina Neves, na próxima sexta-feira, dia 14 de abril, às 21h30.

Um documentário produzido em 2012, onde Catarina Neves regressa às suas raízes para dar a conhecer a alma são-brasense, expressa na tradição pascal que se eleva na «Procissão de Aleluia» vivida, anualmente, no Domingo de Páscoa, há mais de 80 anos.

À frente, os homens erguem paus ornamentados com flores enquanto caminham numa marcha lenta e sincopada. Atrás, o Santíssimo Sacramento é levado no pálio pelos fiéis.

«O alívios dos apertos» mostra, pela primeira vez em documentário, a construção das tochas, o amassar do folar, o desenhar dos tapetes florais, o fabrico manual das amêndoas doces e a amizade na preparação daquela que é considerada uma das mais genuínas manifestações culturais de cariz religioso do país, onde crentes e não crentes teatralizam a fé.

A curta-metragem, que venceu o Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos, chega agora a São Brás de Alportel. A seguir à sua exibição, haverá uma conversa com a jornalista Catarina Neves e com o médico e escritor são-brasense, Renato Santos.

O evento é de entrada gratuita, mas limitada à lotação da sala.

Sobre Catarina Neves:

Filha de pais são-brasenses, Ana Catarina das Neves Cavaco nasceu em Lisboa, onde cedo começou a colaborar com rádios e revistas locais.

Licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e terminou o mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras, tendo iniciado a atividade profissional, como jornalista, em 1995.

Após cinco anos na TSF-Rádio Jornal, integrou, em 2000, a redação da SIC, onde participou ativamente na fundação do projeto SIC Notícias.

Ao longo deste tempo, produziu, realizou e escreveu várias Grandes Reportagens e outros produtos jornalísticos para diversos espaços de informação tais como «Perdidos e Achados», «Reportagem Especial» e Jornal da Noite da SIC.

Nesse mesmo âmbito, recebeu diversos prémios nacionais e internacionais. Como repórter enviada especial, já esteve em vários cenários e, muito recentemente, em Kiev, na Guerra da Ucrânia.

Foi uma das criadoras do grupo de teatro amador, «O Fragmento» no qual trabalhou como atriz e produtora.

Desde 2012 que produziu, realizou e foi operadora de câmara de oito documentários e duas curtas de ficção. Venceu vários prémios em festivais e integra, no seu percurso, um trabalho cinematográfico sobre São Brás de Alportel.