O Centro Náutico da praia de Faro vai receber uma formação do projeto «Surf & Rescue» no dia de 18 de setembro.
Trata-se de um programa de prevenção do afogamento da Associação Red Seagull, enquadrado no Programa Faro Ativo de 2022, que surge de uma parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), a Fundação Vodafone e a Câmara Municipal de Faro, com o intuito de reforçar a ligação entre o surf e o salvamento aquático.
O projeto «Surf & Rescue», através da formação com competências de suporte básico de vida e resgate aquático a nadadores-salvadores e a surfistas, pretende promover a segurança e o salvamento aquático.
O programa começa às 09h30 com um encontro na praia, seguindo-se atividades de análise e interpretação das condições do mar, segurança nas praias, primeiros socorros, suporte básico de vida e experiências de surf.
As atividades terminam às 17h00 com a entrega de certificados.
A formação é gratuita e destina-se a surfistas, nadadores-salvadores, treinadores, membros, trabalhadores de escolas e clubes de surf.
A ação divide-se entre uma parte teórica, em terra, e outra prática, no mar, onde serão simuladas táticas e técnicas de salvamento.
Nas palavras de Filipe Lara Ramos, presidente da Red Seagull, entidade promotora, «temos uma preocupação constante, cada vez mais, em dotar a comunidade de surfistas, treinadores e nadadores-salvadores de conhecimentos e preparação nas áreas de suporte básico de vida e técnicas de resgate de náufragos. Aproxima-se o final da época balnear e as praias vão deixar de ser vigiadas».
Assim, com esta formação, «sentimos que os nossos surfistas regionais vão ficar mais preparados para situações de emergência aquática».
A formação carece de inscrição prévia, que pode ser realizada aqui.