Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres vai abrir ao público

  • Print Icon

Depois de várias intervenções, o Centro Expositivo do Promontório de Sagres vai abrir portas este domingo com duas exposições.

O Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres prepara-se para abrir as suas portas ao público já no próximo domingo, dia 13 de novembro, às 14h00.

A exposição permanente do rés-do-chão pretende levar o visitante a refletir sobre o valor singular daquele território, e de como este se relaciona com a Expansão Portuguesa e com o Infante D. Henrique.

O objetivo é o de proporcionar aos visitantes uma experiência interativa sobre a relevância de Sagres para a história da humanidade.

Já no primeiro andar, destinado a exposições temporárias, o Centro Expositivo inaugura uma exposição de Manuel Baptista, intitulada «Territórios Invisíveis».

A ideia, segundo a Direção Regional de Cultura do Algarve, é que o espaço «proporcione novas perspetivas e olhares, quer através de um conteúdo mais histórico, quer através de um olhar contemporâneo, fomentando uma atitude de descoberta e de questionamento».

Recorde-se que, nos últimos anos, a Direção Regional tem vindo a realizar várias intervenções na Fortaleza de Sagres no âmbito do Projeto de Requalificação e Valorização do Promontório de Sagres, com o apoio financeiro do Turismo de Portugal e de fundos europeus.

O reconhecimento do Promontório de Sagres como Marca do Património Europeu, em 2015, deu novo destaque ao monumento, reconhecendo o seu valor europeu simbólico e o papel que este teve na construção da União Europeia, assim como nos valores e direitos humanos que sustentam o processo de integração europeia.