Centro de Vacinação de Silves entra em funcionamento amanhã

  • Print Icon

O Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) de Silves entrará em funcionamento a partir de amanhã, dia 26 de abril.

O Centro situa-se nas instalações da FISSUL, cumprindo todas as orientações emanadas pela orientação 03/2021 da Direção-Geral de Saúde (DGS), com vista a garantir a aceleração e massificação progressiva da vacinação contra a COVID-19.

A implementação deste centro, que permitirá a vacinação diária até 500 a 600 pessoas, com uma cadência máxima de 50 pessoas por hora, foi efetuada pelo município de Silves e de acordo com as orientações da Administração Regional de Saúde (ARS), Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES/Barlavento) e Unidade Local de Saúde (ULS).

Além da disponibilização da FISSUL – espaço que permite responder a vários pressuposto base, nomeadamente ao nível da boa acessibilidade, acesso aos transportes públicos, estacionamento e a existência de um amplo espaço interior disponível que permite operar as diferentes áreas operacionais do Centro.

O município de Silves procedeu à montagem e implementação das diferentes áreas sectoriais que constituem o CVC de Silves (admissão, zona de espera, módulos individualizados de vacinação, salas de apoio, sala de preparação, sala de emergência, entre outras) garantido facilidades informáticas no acesso à Plataforma Nacional de Registo e Gestão de Vacinação.

A autarquia de Silves irá, ainda, garantir a higienização contínua e estrutural do espaço através de serviços internos que ficarão dedicados a este Centro.

Importa salientar que o CVC de Silves visa, de acordo com o Plano de Vacinação, inocular a população do município de Silves que ainda não tenha sido abrangida por outras ações de vacinação sectoriais previstas no plano, sendo a guarnição deste centro, ao nível de recursos humanos (médicos, enfermeiros e auxiliares administrativos e outros recursos complementares na área da saúde) assegurada pelo ARS/ACES/ULS.

O Centro de Vacinação COVID-19 de Silves encontra-se operacional desde o dia 01 de abril tendo obtido, no passado dia 21 de abril, validação do ACES Barlavento, após deslocação dos técnicos do ACES Barlavento ao local.