CCMAR junta mais de 400 participantes em conferência internacional

  • Print Icon

Conferência internacional organizada pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) junta 400 participantes para partilhar experiências e oportunidades na área do mar.

Começa esta segunda-feira a conferência online «ASSEMBLE Plus Conference 2021 – Marine biological research at the frontier», organizada pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), no âmbito do projeto ASSEMBLE Plus em parceria com a infraestrutura europeia EMBRC-ERIC.

A conferência decorre entre 18 e 29 de janeiro, juntando quase 400 participantes, entre cientistas, representantes da indústria e decisores políticos, numa partilha de experiências, conhecimentos e oportunidades para se estabelecerem parcerias.

O programa inclui convidados de peso, palestrantes que participaram no programa ASSEMBLE Plus, mesas redondas e demonstração dos serviços prestados pelas várias infraestruturas marinhas da rede ASSEMBLE Plus.

As demonstrações incluem os mais recentes avanços em termos de biologia marinha e ecologia, tecnologias state-of-the-art disponíveis nas estações marinhas e institutos, explicação de como aceder a recursos biológicos e infraestruturas, como melhorar os serviços prestados e qual o impacto dos mesmos na indústria e sociedade.

Esta será igualmente uma oportunidade para realçar a investigação levada a cabo pelo ASSEMBLE Plus nas áreas de observatórios de genómica, bancos de criopreservação de organismos marinhos, genómica funcional, instrumentação e mergulho científico.

Os participantes nesta Conferência terão ainda oportunidade de participar em encontros business-to-business (b2b) de forma a fomentar o networking, além de acesso a uma plataforma de marketplace, onde podem apresentar os seus próprios produtos e serviços, procurar parceiros estratégicos para projetos e/ou investimentos.

A «ASSEMBLE Plus Conference 2021» vai decorrer online, sendo um grande desafio para todos os participantes e comunidade científica.

No entanto, «é uma oportunidade que nos permite chegar a uma audiência mais ampla e que tem um impacto menor no ambiente, pois não se realizam viagens», afirma Nicolas Pade, diretor executivo do EMBRC e coordenador do projeto ASSEMBLE Plus.

No decorrer da conferência irão ser partilhadas «novas ferramentas desenvolvidas para organismos-modelo, sistemas experimentais inovadores, técnicas de investigação e o apoio à ciência desenvolvida dentro do campo biológico marinho. Também mostraremos ao longo do evento muitas das instalações que podem ser acedidas em várias organizações de investigação em toda a Europa», explica.

«Este evento permite não só discutir sobre o futuro das infraestruturas da Europa, mas também alargar as relações dos investigadores com os decisores políticos, que muito têm contribuído com dados científicos para melhorar a tomada de decisões», acrescenta Nicolas Pade.

Sobre o CCMAR/UAlg

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é um dos principais centros de investigação em marinha em Portugal. Com a Universidade do Algarve (UAlg) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) como parceiros estratégicos, o CCMAR promove investigação multidisciplinar e formação avançada relacionadas com o meio marinho, com ênfase nos processos de alterações ambientais que afetam os ecossistemas marinhos.

Sobre o ASSEMBLE Plus

O ASSEMBLE Plus é um projeto financiado pela Horizon 2020, com 26 parceiros de 16 países, e que reúne e integra infraestruturas chaves de investigação nacionais e regionais muito diversificadas em toda a Europa. O objetivo do projeto ASSEMBLE Plus é estimular a excelência na investigação fundamental e aplicada na Europa nos domínios da biologia e ecologia marinhas. Para tal, os investigadores das universidades e indústria dispõem de um programa de acesso às instalações e recursos das suas estações biológicas marinhas com qualidade comprovada. Estas estações oferecem uma grande variedade de serviços, incluindo acesso aos ecossistemas marinhos, recursos biológicos marinhos únicos, instalações experimentais e analíticas de última geração com fluxos de trabalho integrados.