CCDR apresenta sentidos pêsames em homenagem a Manuel Baptista

  • Print Icon

A CCDR Algarve manifesta «sentidos pêsames» pela morte, em Lisboa, do artista plástico farense, Manuel Baptista, aos 87 anos.

A presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve apresenta, publicamente, à família e amigos «os mais sentidos pêsames na morte de Manuel Baptista, artista plástico, com uma vastíssima carreira de mais de 40 anos associada também à de formador de artistas e promotor da carreira de muitos outros», em comunicado de imprensa enviado ao barlavento na noite de domingo, dia 9 de abril.

Presente em praticamente todas as coleções museológicas de arte contemporânea do país, prémio Autores da Sociedade Portuguesa de Autores em 2012 com a sua exposição «Fora de Escala» no Museu da Eletricidade, Manuel Baptista pontuou e dignificou mais recentemente com a sua presença na abertura do Centro Expositivo Multimédia alusivo aos Descobrimentos em Sagres com a exposição «Territórios Invisíveis».

Também «fora da caixa» manteve sempre a defesa da oportunidade de abertura na região de um centro de arte contemporânea, quer na dinamização das galerias de arte municipais em Faro, na década de 1990, quer na sua intervenção cívica, «projeto que, infelizmente, não conseguiu ver concretiza», segundo o comunicado de imprensa enviado pela CCDR Algarve ao barlavento.

Natural de Faro, em 2018 foi lhe outorgada a Medalha de Honra da Cidade, Grau Ouro.

Manuel Baptista morreu em Lisboa, no passado sábado, dia 8 de abril, aos 87 anos.

Quem quiser prestar as últimas homenagens, pode fazê-lo nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela, amanhã, terça-feira, dia 11 de abril, a partir das 18:00 horas, nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela, em Lisboa.

No dia seguinte, o velório está marcado para as 11h00, na Nave Central da Igreja de São Luís, em Faro, seguindo-se, às 15h00, o início do cortejo fúnebre para o Crematório de Faro.

À família, amigos e conhecidos de Manuel Baptista, a redação do barlavento também endereça os sinceros pêsames.