Castro Marim tem uma alimentação «mais sustentável» nas escolas

  • Print Icon

Menus privilegiam a utilização de alimentos provenientes de circuitos curtos.

A Câmara Municipal de Castro Marim está a investir num programa de alimentação sustentável nas escolas do concelho, com uma nova política na elaboração das ementas, num trabalho que já começou a ser realizado há cerca de dois anos, com a contratação de serviços especializados de nutrição, mas que se tem intensificado nos últimos dias.

Segundo a autarquia, «nas duas últimas semanas tem existido uma preocupação redobrada e um investimento para que os alimentos sejam provenientes de circuitos curtos. Os menus foram estruturados de forma a respeitar a sazonalidade dos alimentos, com produtos biológicos e de produtores e fornecedores locais».

Paralelamente, tem sido realizado um trabalho multidisciplinar e coordenado junto dos alunos, mas também dos seus encarregados de educação, com ações na escola sobre nutrição e alimentação saudável, workshops de cozinha natural, formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios e promoção de programas/iniciativas desportivas.

Os objetivos desta iniciativa que se prolonga até ao final da próxima semana, nas refeições servidas nas Férias Ativas da Páscoa, passam por «celebrar a saúde nos pratos e privilegiar, simultaneamente, os sistemas alimentares locais e os circuitos curtos agroalimentares».