Castro Marim levará abastecimento de água à Cortelha

  • Print Icon

Investimento rondará os 550 mil euros.

O município de Castro Marim abriu um concurso público para a adjudicação da empreitada de abastecimento de água à Cortelha, na freguesia de Azinhal, avaliada em cerca de 550.000 euros.

Com o mesmo investimento, a autarquia levará água ao Marroquil e deixará um ponto de entrega para a Amendoeira, a partir da construção de um reservatório em Pero Vaz, com uma conduta de distribuição ao longo da Estrada Municipal 508.

A Cortelha é, entre as povoações ainda sem abastecimento domiciliário, uma das mais populosas do concelho.

Atualmente, o abastecimento de água faz-se através de fontanários, sendo a água transportada por autotanques há vários anos (cerca de 700 metros cúbicos anuais), uma vez que a qualidade e quantidade proveniente dos furos de captação se revelaram inadequadas.

O abastecimento de água à Cortelha integra a terceira fase de um projeto de adução e distribuição de água no concelho de Castro Marim.

A obra agora em causa, «sem cofinanciamento, pressupõe executar a parte estritamente necessária ao abastecimento da povoação», explicam os responsáveis municipais, que acrescentam: «quando existirem as condições financeiras adequadas, a autarquia partirá para a construção de uma conduta, com cerca de 5 quilómetros, entre a povoação de Corujos e o Reservatório de Pero Vaz, que permitirá então o abastecimento da Águas do Algarve aos núcleos referidos e ainda a Corte Gago e Tanoeiro».