Castro Marim falou sobre os desafios da maternidade

  • Print Icon

Desafios da maternidade estiveram em tertúlia na segunda-feira, dia 2 de maio, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, numa iniciativa que assinalou o Dia da Mãe, organizada no âmbito do projeto CLDS 4G «Castro Marim (COM)Vida».

«Aqui entre Mães, que ninguém nos ouve» foi o mote para esta conversa conduzida pela vice-presidente do município de Castro Marim, Filomena Sintra, pela médica e coach Isa Frazoa e pela enfermeira Patrícia Jerónimo.

A abertura contou com a especial participação de Fátima Valentim, autora dos livros infantis «Pomba Lina» e «À Procura da Liberdade», que declamou um poema escrito por si, enquanto mãe e, agora, colaboradora do município, acompanhada à guitarra pelo músico Nelson Ramiro.

Os desafios da maternidade ao longo dos tempos, bem como a saúde mental, a valorização e cuidado pessoal, foram algumas das temáticas abordadas, com ênfase sobre o posicionamento feminino enquanto trabalhadora e enquanto mãe. A mudança de paradigma do modelo familiar e da parentalidade também foram amplamente debatidos, numa plateia que reunia mães de várias gerações e mães há várias gerações, a maior parte já avós.

«Contribuir para uma salutar troca de ideias sobre as diferentes dinâmicas, sobre a vivência da maternidade em diferentes circunstâncias e gerações e sobre as transversais emoções e sentimentos do que é ser mãe», foi o principal objetivo da tertúlia.