A Biblioteca Municipal de Castro Marim inaugura na próxima quarta-feira, dia 24 de julho, às 17 horas, uma exposição de marcadores de livros, da autoria de Guida Bruno.
Intitulada «A tradição sociocultural no mundo», a mostra reúne centenas de marcadores de livros oriundos de todo o mundo, e pretende proporcionar uma viagem intercultural através de aspetos como a sua utilização, os materiais de confeção ou a exigência na produção.
Os marcadores revelam alguns aspetos de natureza publicitária e sociológica, que têm interessado muitos colecionadores.
Guida Bruno, que é uma delas, aponta que «talvez por sentir que os marcadores de livro vão para além da sua função principal – marcar a página onde a leitura foi interrompida – também eles contam histórias e são excelentes guardiões de memórias».
Contadora de histórias e promotora de leitura, Guida Bruno nasceu em 1951, em Bombarral, e cresceu rodeada de livros, o que a fez apaixonar-se pela leitura.
Da sua infância, recorda também «a carrinha da Biblioteca Itinerante da Gulbenkian», uma peça que considera chave no seu amor pelos livros.
Bibliotecária por formação académica, foi no Museu Nacional do Teatro, onde trabalhou, que iniciou, em 1991, esta coleção de Marcadores de Livro.
Atualmente conta com 60 mil exemplares, nacionais e estrangeiros, divididos e catalogados por várias temáticas, sendo o mais antigo do ano de 1860.
Esta exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Castro Marim até ao final do mês de setembro, podendo ser visitadas nos dias úteis, das 9h30 às 13h00, e das 14h30 às 18h00.