O município de Castro Marim, preocupado com o grande incremento da COVID-19 no concelho, decidiu avançar com o rastreio de toda a população em colaboração com duas dezenas de técnicos de saúde voluntários e credenciados para o efeito.
O rastreio será realizado com a maior rapidez e no menor prazo possível, pelo que se apela a que se inscrevam já para esta primeira ação, dias 13 e 14 de fevereiro, junto ao Pavilhão Municipal em Castro Marim, entre as 9h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00.
Para aumentar a capacidade de testagem deste centro, o local inclui acessos para testar a pé e de carro.
A marcação prévia é obrigatória e deverá ser realizada por email (biblioteca@cm-castromarim.pt) ou telefone (281 510 747/ 281 510 778 / 961 743 222).
«Trata-se de um projeto de grande importância para o concelho, que tem estado a enfrentar o pior surto deste o início desta pandemia, sendo neste momento o caso mais grave e preocupante da região», sublinha o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e médico Francisco Amaral.
Numa segunda fase, a autarquia castromarinense pretende levar a testagem às povoações mais isoladas, utilizando para o efeito a Unidade Móvel de Saúde.
Francisco Amaral sublinha o caráter voluntário da iniciativa e agradece a todos os que se disponibilizaram para apoiar o município, salientando também que todo o trabalho desenvolvido tem o aconselhamento técnico do delegado de saúde local e segue as diretrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.
Atenção que se excetuam as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes.