Castro Marim assinalou Dia Mundial do Alzheimer com visita ao futuro Lar

  • Print Icon

Castro Marim assinalou Dia Mundial do Alzheimer com visita ao futuro Lar, cuja conclusão se prevê já para janeiro de 2023.

No âmbito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, o executivo da Câmara Municipal de Castro Marim e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia visitaram ontem a construção da Estrutura Residencial para Idosos e Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências, relembrando a importância dessa infraestrutura, cuja conclusão se prevê já para janeiro de 2023.

O Lar de Alzheimer de Castro Marim terá capacidade para acolher 70 portadores de doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 em regime de Centro de Dia. Irá estruturar-se em 3 unidades de ação: Unidade de Internamento Residencial e Unidade de Dia; Unidade de Promoção da Autonomia Pessoal e Intervenção com as Famílias e Unidade de Formação e Cooperação.

Projeto prioritário para o Município, quer pela sua dimensão, quer pela abrangência, o Lar de Alzheimer será também um forte contributo à economia local, uma vez que a sua construção permitirá a criação de cerca de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos.

«Uma unidade de referência para todo o sul do país», destaca o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinhando que foi um dos maiores apoios municipais de sempre a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), concentrada em dois anos, um milhão de euros.

Com um orçamento de quase cinco milhões de euros, o projeto está incluído no Plano de Ação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) e é um investimento financiado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio autárquico. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.