Cão de ajuda social leva afetos aos idosos confinados nos lares de Loulé

  • Print Icon

Animais visitam idosos em lares através da janela.

A Câmara Municipal de Loulé e a Associação Kokua estão a levar a cabo o projeto «Um Cão à minha Janela», com o objetivo de promover momentos de partilha afetiva entre os idosos que se encontram em estruturas residenciais, e um cão de ajuda social.

A medida pretende combater o isolamento «forçado e doloroso» imposto pela situação pandémica ao longo dos últimos meses. Na impossibilidade da equipa que acompanha o projeto aceder ao interior dos lares por questões de proteção dos utentes, a iniciativa é realizada através da janela dos edifícios. Estes momentos «contribuem para o bem-estar psicológico e emocional dos idosos que, há um ano, vivem praticamente em isolamento total, longe das suas famílias», explica a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, realça que «estamos muito felizes com os resultados desta iniciativa, em particular nesta fase pandémica. Encontrámos aqui mais um veículo para apoiar os nossos idosos que, no fundo, constituem o grupo da população que mais tem sido penalizado com esta situação pela ausência do contacto com os seus familiares. Importa também sublinhar a valorização do papel do animal na sociedade atual, e neste caso a sua importância do ponto de vista socioafetivo e terapêutico».

Os interessados em beneficiar do projeto «Um Cão à minha Janela» poderão entrar em contacto com a Associação Kokua, através de e-mail, e indicar os seguintes elementos: breve descrição dos beneficiários e da circunstância de vivência em que se encontram (faixa etária, interesses, contexto domiciliário/centro de resposta específica), breve descrição das características físicas externas do centro/domicílio (ex. tipo de janelas que possuí, onde se localiza) e disponibilidade horária para o agendamento das visitas.

Após a visita e desenvolvimento da atividade, a Associação fará a avaliação dos resultados e o impacto do projeto junto de quem dele beneficia.

Esta presença nos lares é apenas uma das vertentes do programa «Dá-me a tua pata». Através dos cães de ajuda social, este projeto cofinanciado pelo Portugal Inovação Social e CRESC Algarve, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé como investidor social, procura a promoção do bem-estar, autonomia e inclusão social de pessoas com diversidade funcional e suas famílias ou daqueles que vivem em isolamento extremo.

É o caso de crianças com perturbação do espectro do autismo, em que o contacto com um cão de ajuda social, através atividades de interação e jogos visuais, permite a receção de estímulos que têm sido determinantes para o aumento de socialização e redução dos níveis de ansiedade.

Em contexto COVID-19, esta ação tem sido «uma mais-valia por permitir que todo o processo seja realizado sem que haja a necessidade de uma proximidade física, evitando assim a possibilidade de transmissão da doença», conclui a autarquia louletana.