A campanha de Natal «Faro. Somos todos.» originou compras diretas no comércio tradicional num valor de mais de 2 milhões de euros e passaram pela loja «Faro. Somos Todos» mais de 12 mil pessoas.
Após reunião entre as associações envolvidas e o município de Faro foi decido estender a iniciativa até final de abril com a realização de mais 8 sorteios, reconhecendo o excelente envolvimento de todos na iniciativa.
O presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau e o vice-presidente Paulo Santos reuniram na manhã de segunda-feira, dia 4 de janeiro, com as associações parceiras da iniciativa «Faro. Somos Todos» — Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB), para um balanço da iniciativa.
Apurou-se que, pelos 270 estabelecimentos aderentes, espalhados por todo o concelho, circularam mais de 2 milhões de euros diretamente relacionados com a campanha e que a loja «Faro. Somos Todos» foi visitada por mais de 12 mil pessoas, que se habilitaram aos sorteios. No total foram realizados 5 sorteios, num investimento de 60 mil euros que foram novamente injetados nos estabelecimentos aderentes, fomentando a economia circular do concelho.
Para o presidente da Câmara, Rogério Bacalhau, «esta iniciativa veio atenuar os efeitos da crise no comércio tradicional e da restauração do concelho já bastante debilitado pela crise pandémica e devolver alguma esperança às famílias farenses que investem e consomem no concelho».
Paulo Santos, por sua vez, considerou que «a iniciativa veio também aproximar os farenses e unir-nos em defesa do que é nosso e só assim, unidos e coesos, poderemos sair deste momento difícil pelo qual estamos todos a atravessar. Esta iniciativa fez a diferença não só no Natal dos empresários que aderiram, mas também na população em geral que escolheu estes estabelecimentos para fazer as suas compras de Natal com o estímulo dos sorteios», enfatizou.
Também na ótica das associações as mais-valias foram muitas.
Paulo Alentejano, presidente da ACRAL considera a campanha «foi uma agradável surpresa para todos pois superou as expectativas iniciais dos comerciantes, que estavam muito pessimistas em relação a este Natal, e a medida veio atenuar os efeitos da crise por que estão a passar».
Já para a restauração, sector com maiores restrições impostas pelas regras da Direção-Geral de Saúde (DGS), «a continuidade desta campanha é fulcral porque veio a criar uma dinâmica económica significativa e muito necessária nos tempos que correm, desta forma conseguiu-se apoiar de forma efetiva tanto o comércio tradicional como a restauração enquanto se gera simultaneamente valor e se alimenta a economia circular», frisou André Mendonça da OCAB.
Daniel Alexandre do Adro, em representação da AIHSA, também acompanha a análise dos seus pares e acrescenta que «ao levar mais clientes aos restaurantes, a iniciativa contribuiu para que os clientes confirmassem, por si, como estes espaços respeitam as indicações das autoridades de saúde, oferecendo condições de segurança para serem frequentados, devolvendo assim o elevado grau de confiança no sector» e Davide Alpestana, da Associação do Comércio da Baixa, remata que «a baixa de Faro só teve a ganhar com o projeto pois dinamizou esta zona da cidade e trouxe mais clientes aos seus associados».
Por solicitação das associações, face aos números apurados e à elevada aceitação do público, adesão dos empresários do concelho e evidente contributo positivo na economia local, o executivo da autarquia analisou a possibilidade de dar continuidade à iniciativa que visa atenuar as dificuldades dos negócios em todas as freguesias do concelho, neste contexto de crise pandémica que persiste.
Assim decidiu-se que a campanha será para continuar até ao próximo dia 30 de abril com a realização de mais oito sorteios, que passarão a quinzenais, a realizar-se nas seguintes datas: 14 e 28 de janeiro; 11 e 25 de fevereiro; 11 e 25 de março e 1 de abril. Em cada sorteio serão sorteados 10 mil euros em vouchers de diversas quantias (200, 100, 50 e 30 euros).
Acresce a estes um sorteio adicional no dia 15 de abril em que a quantia a alocar será a que resultar dos vouchers não reclamados pelos premiados até 6 de abril.
Os vouchers sorteados poderão ser descontados nos estabelecimentos aderentes até ao dia 30 de abril.
Notas importantes:
- A Loja «Faro. Somos Todos» continua a funcionar no mesmo local (Rua Lethes, 42/44) de segunda a sexta-feira das 10h às 18 horas e sábado das 11h às 13:30 minutos;
- Os vouchers e cupões resultantes da primeira fase da iniciativa «Faro. Somos Todos» continuam válidos e podem ser utilizados até ao dia 30 de abril;
- Os vouchers atribuídos às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino público e privado do concelho podem igualmente ser utilizados até ao dia 30 de abril;
- Cada 10 euros em compras/consumo num estabelecimento aderente dá direito a um cupão;
- Novos comerciantes interessados em aderir à iniciativa poderão efetuar a sua inscrição online aqui ou na loja de apoio à iniciativa «Faro. Somos todos».