Num teste realizado no Mar Shopping Algarve, no âmbito da campanha Prevent it Like a Gentleman, Donald Clements, 68 anos, britânico residente no Algarve, ex-mecânico de motas com um percurso ligado ao desporto motorizado, descobriu a doença em setembro de 2018. Mesmo a tempo de conseguir vencer o cancro da próstata e recuperar a saúde.
Não será incorreto dizer que, por muito ligeira, há sempre uma desconfiança, ou um certo ceticismo que campanhas como a Prevent it Like a Gentleman possam salvar uma vida.
Mas a verdade é que podem mesmo salvar, ou pelo menos, poupar alguém de muito sofrimento e até de uma morte precoce.
Que o diga Donald Clements, 68 anos, ex-mecânico de motas com um percurso ligado ao desporto motorizado, às corridas e à competição, até de automóveis clássicos.
A história começa precisamente em setembro de 2018, durante a primeira edição da campanha.
Donald foi com a esposa Jane Robertson ao Mar Shopping e achou engraçado o centro comercial associar-se a esta iniciativa internacional, que ele, como bom aficionado das duas rodas, já conhecia.
Também já conhecia o cancro da próstata, pois o cunhado de Jane já tinha enfrentado esse problema. Decidiu fazer o teste. Afinal, é só uma simples recolha de sangue.
O que ele não sabia é que os resultados da análise dariam valores anormais. A médica da clínica do grupo HPA Saúde ligou e referenciou-o para uma consulta de urologia no Hospital de Gambelas, que teve lugar a 4 de outubro e «foi o início de uma longa jornada. Ao início, pensámos que poderia ser apenas uma infeção urinária, até porque eu não tinha sintomas», recorda.
Donald teve de fazer exames de novo a 12, 24 e 26 de novembro. Foi medicado com antibióticos, mas teve mesmo de fazer uma biópsia no Hospital do Alvor, a 28 de novembro.
«Tiraram amostras e posso dizer que não foi nada agradável», recorda. O resultado saiu a 18 de janeiro. Nessa altura, o médico recomendou a Donald que fizesse um procedimento PET/CT PSMA (sigla em inglês para Antígeno de Membrana Específico para Próstata), que demonstra onde estão as lesões cancerígenas, o que dá uma maior assertividade na escolha do tratamento, no caso de ser uma cirurgia guiada e radioterapia. O exame foi marcado para 30 de janeiro, em Lisboa.
«Por acaso, até tive a sorte de viver em Portugal, pois no Reino Unido não há muitas clínicas onde se faça este tipo de consulta», refere.
«Deram-me uma injeção de químicos que permite ver se o cancro se alastrou para os ossos, o que era uma grande preocupação. Felizmente, isso não tinha acontecido e foi um grande alívio para nós. Na altura, quando tudo isto começou nunca pensei que chegasse a este ponto. A verdade é que algo que deveria ter o tamanho de uma noz, parecia uma laranja».
Os resultados foram analisados pelo médico (José Gomes) que marcou a cirurgia para remoção da próstata a 15 de março.
«Cheguei cedo às Gambelas e havia pressa em fazer o procedimento. Só me lembro de acordar e já estava. Isto provocou-me tanto stress que apareceu-me herpes zóster ao mesmo tempo», recorda. Agora Donald segue um programa regular de testes ao sangue para monitorizar o estado de saúde.
Donald é natural do oeste de Londres (Hammersmith). Na juventude praticou patinagem no gelo, mas durante a vida adulta participou em ralies e corridas de automóveis, tendo um gosto particular por motas BMW e automóveis clássicos.
Mudou-se para Windsor, onde abriu o seu próprio negócio, um parque de lazer com «mini golfe, clube de hockey para incentivar os miúdos a experimentar a modalidade, café e até uma pista de skate», conta. Em 2010, resolveu vender tudo «às pessoas certas» e mudar-se de vez para o Algarve.
Na verdade, já cá vinha muitas vezes ao longo dos anos, pois os pais da esposa passavam aqui temporadas desde 1975. Agora o casal vive na Goldra de Cima, em Santa Bárbara de Nexe e continua ativo na comunidade.
Jane faz parte da Associação Arqueológica do Algarve (AAA), que organiza regularmente palestras com investigadores portugueses e de toda a Europa, frequentadas por um público de todas as nacionalidades.
Que mensagem gostaria de deixar? «Bem, gostava que as pessoas levassem isto a sério. Não custa nada fazer o teste, sobretudo quem tem mais de 50 anos. Eu penso que as motas são uma boa forma de levar isto ao público masculino. E na verdade, não há razão para ignorar o teste», conclui.
Herman Gewert, diretor geral do MAR Shopping Algarve, ouvido pelo barlavento, revela que «uma das motivações para realizarmos a campanha Prevent it Like a Gentleman é detetar casos como este. Nas edições anteriores, cerca de 300 pessoas fizeram o rastreio. Saber que esta iniciativa permitiu que alguém tenha detetado precocemente uma doença como o cancro da próstata, devido à oportunidade de realizar um rastreio no nosso espaço, é o que nos faz acreditar que estas ações têm de facto resultados concretos e positivos, que possibilitam mudar a vida de alguém».
Assim, «como membros da comunidade, um dos nossos grandes objetivos é contribuir para a saúde e o bem-estar das pessoas que nos rodeiam e que nos visitam. Esta ação possibilita a prevenção e a deteção de casos de cancro da próstata que, de outra forma, poderiam permanecer desconhecidos e sem sintomas durante mais tempo».
«Este é um dos principais tipos de cancro enfrentados pela população masculina e esperamos que a campanha deste ano permita que mais homens se juntem à iniciativa, aproveitando para fazer o rastreio à doença gratuitamente, através de uma simples análise ao sangue. Estamos felizes por poder contribuir para esta causa», garante.
Herman Gewert deixa ainda uma palavra de especial agradecimento ao diretor de marketing Paulo Lopes pelo empenho em tornar este projeto realidade. Até ao momento desta entrevista (segunda-feira, dia 21 de setembro), 69 homens de várias idades tinham feito o teste. A campanha decorre até dia 27.
Associação Oncológica do Algarve realiza rastreios
O MAR Shopping Algarve recebe, no 29 de setembro, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 21h00, uma Unidade de Saúde Móvel para a realização de despistes de lesões cutâneas e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
Esta ação decorre no 1âmbito da campanha da Associação Oncológica do Algarve (AOA) de prevenção e deteção precoce do cancro e doenças pulmonares, está aberta a toda a população, mas foca-se sobretudo em grupos de risco, como trabalhadores de locais como cimenteiras e corticeiras, bombeiros, fumadores e pessoas sujeitas a uma grande exposição diária ao sol.